Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_24593_foto_1.jpg

1945 – Os Estados Unidos lançavam sua primeira bomba atômica sobre o Japão, que destruiu a cidade de Hiroshima, deixando 140 mil mortos nas primeiras horas. A bomba foi lançada de um avião americano modelo B-29, batizado de “Enola Gay”. Três dias depois, a segunda bomba destruía Nagazaki, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas em um resultado direto da explosão e outras 35 mil foram feridas. Ao menos 60 mil morreram até o final do ano por conta dos efeitos da bomba.

1949 – Era fundada a Marcopolo. Ela é uma empresa transnacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Responsável por quase metade da produção nacional, é a maior encarroçadora da América Latina e a terceira maior do planeta. Possui 10 fábricas espalhadas em todo mundo e seus ônibus estão presentes em mais de 100 países. Conta com fábricas nos continentes Americano, Africano e Asiático.

1996 – A banda Ramones se apresentava pela última vez, em Los Angeles. Neste dia chegava ao fim uma das mais influentes bandas da história do rock: os Ramones. A banda norte-americana foi formada em Forest Hills, no distrito de Queens, em Nova York, em 1974. Os Ramones foram os pioneiros e líderes da vertente punk do rock, com composições simples e repetitivas. Eles realizaram sua última apresentação em Los Angeles, após 22 anos de carreira. Durante sua existência, os Ramones fizeram 2.263 apresentações ao redor do mundo.

2005 – Ocorria o maior assalto a banco da história do Brasil. Entre os dias 6 e 7 de agosto de 2005 acontecia o maior assalto a banco da história do Brasil, quando quase R$ 165 milhões foram levados da sede do Banco Central de Fortaleza (CE). Na ocasião, os ladrões alugaram uma casa a 78 metros do banco e chegaram ao cofre por meio de um túnel com cerca de quatro metros. Parte do dinheiro chegou a ser recuperada e mais de 120 pessoas foram presas. Entre elas, 37 tiveram envolvimento direto com o crime. Em 2011 foi lançado o filme Assalto ao Banco Central, dirigido por Marcos Paulo Simões, no qual é contada a história do crime.

2001 – Morria, em Salvador (BA), Jorge Amado, um dos grandes escritores brasileiros, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 88 anos. Jorge Amado é o autor com maior quantidade de obras adaptadas para a TV, como os casos dos sucessos Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Sua obra literária também foi adaptada para o cinema, teatro e serviu de inspiração para enredos de escolas de samba. Seus livros foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas, bem como em braile e em fitas gravadas para cegos.

 

Hoje é…

Dia de Hiroshima (Neste dia a população de Hiroshima recorda as vítimas e os sobreviventes da queda da bomba nuclear. Os sinos da cidade tocam às 8h15 e a população faz silêncio em memória das vítimas. Também são lançados pombos, símbolos da paz, e são contados relatos de sobreviventes, entre outras iniciativas).

 

Aniversariantes:

Otávio Müller – Otávio Müller de Sá ele é ator de televisão, de teatro e de cinema. Começou sua carreira em uma escola de teatro do Rio, cidade onde nasceu. Em televisão ele começou na Rede Globo, em 1988, onde está até hoje. Ele fez novelas como Vale Tudo, Celebridade, JK, entre outras. Participou do seriado Tapas e Beijos onde fazia o papel de Djalma, onde ele era dono de uma loja de vestidos de noivas. Atualmente faz parte do Zorra e tá no elenco da nova Escolinha do Professor Raimundo onde revive Baltazar da Rocha.

Milton Neves – 69 anos – Milton Nevesle é um radialista e jornalista brasileiro especializado em esportes. Iniciou a carreira em 1968, aos dezessete anos, como locutor na Rádio Continental em sua cidade natal. Radialista esportivo, trabalhou na Rádio Colombo em Curitiba, na Rádio Jovem Pan de São Paulo e na Rádio Oscar Monchito de Goiânia. Atualmente está na Rádio Bandeirantes AM e na BandNews FM. Como apresentador de TV e rádio, mantém um estilo provocativo e humor agressivo, sendo constantemente alvo de duras críticas por impor sua visão pessoal e comercial acima da imparcialidade de um profissional. Um de seus atritos mais polêmicos contra um colega de profissão, foi uma suposta agressão física contra o locutor Silvio Luiz, que acusou Milton Neves de tê-lo chutado após o programa de Raul Gil.