Search

Hoje na História

img_24793_foto_1.jpg

1960 – Estreava Psicose, de Alfred Hitchcock. Mesmo sem nenhuma cena de violência explícita, o filme causou forte impacto psicológico e é considerado uma obra-prima do cinema. A cena mais marcante é uma sequência de 45 segundos na qual uma mulher é esfaqueada no chuveiro. São mais de 70 tomadas de câmera com cortes rápidos, montagem em ritmo alucinante e trilha sonora que aterroriza as noites de muita gente até hoje. O espectador não vê o esfaqueamento e sabe do crime porque vê o sangue escorrendo pelo ralo do chuveiro.

1977 – Morre o rei do rock Elvis Presley. Ele sofreu uma parada cardíaca aos 42 anos. Ele morreu repentinamente em sua mansão em Memphis, nos Estados Unidos, em circunstâncias não esclarecidas, que seguem gerando especulações até os dias atuais. Mesmo tantos anos depois da sua morte, ele é o artista solo com maior número de hits nas paradas mundiais e recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio cópias vendidas em todo o mundo.

1992 – Manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello. Milhares de manifestantes foram às ruas nas cidades brasileiras, com rostos pintados e vestidos de preto, para pedir a saída do poder do então presidente Fernando Collor, acusado de corrupção e que também adotou medidas econômicas que desagradam a população. O movimento ficou conhecido como “caras-pintadas”. Em coro, os manifestantes cantavam “Fora Collor!!! Fora Collor!!!” ou “Ai, ai, ai, ai, se empurrar o Collor cai”.

1995 – O navegador Internet Explorer, da Microsoft, dá as caras oficialmente pela primeira vez.

2006 – Sport Club Internacional vence a Copa Libertadores da América. Após vencer por 2–1 no Morumbi e empatar por 2–2 no Beira-Rio, o Internacional conquistou o título pela primeira vez em sua história ao superar o então campeão de 2005, São Paulo. Os gols do colorado foram marcados por Fernandão e Tinga.

2008 – Morria Dorival Caymmi, cantor e compositor baiano. Dorival Caymmi, cantor, compositor, violonista, pintor e ator. Ele foi vítima, aos 94 anos, de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos por causa de um câncer renal que possuía fazia nove anos. Nascido no dia 30 de abril de 1914, em Salvador, na Bahia, suas músicas possuem forte influência da música negra.

2016 – Morria a atriz Elke Maravilha, um ícone da TV. Elke Georgievna Grunnupp Георгевна Груннупп foi uma manequim, modelo, jurada, apresentadora e atriz nascida na Rússia com cidadania alemã radicada no Brasil.[1]

2008 – César Cielo ganhava a primeira medalha de ouro olímpica da natação brasileira em Pequim.

 

Que dia é hoje?

Dia do filósofo

 

Aniversariantes do dia

Neto – 32 anos – é um jogador de futebol brasileiro, que atua como zagueiro. Atualmente, defende a Chapecoense. Foi uma das vítimas sobreviventes da queda do Voo 2933 da Lamia, no dia 28 de novembro de 2016.

Júlia Rabello – 36 anos – é uma atriz, comediante e radialista brasileira. É conhecida pelo trabalho na internet em diversos papéis na produtora Porta dos Fundos, e também como Jaqueline na sitcom Vai que Cola.

Caio Ribeiro – 42 anos – é um comentarista esportivo e ex-jogador brasileiro, que atuava como atacante. Atua nas transmissões da rede Globo e também é comentarista do game Fifa.

Madonna – 59 anos – é uma cantora, compositora, atriz, dançarina e produtora musical norte-americana. Além de deter o título de “Rainha do Pop”, Madonna também é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica. É a primeira artista pop feminina bilionária, com uma fortuna estimada em 1.5 bilhão de dólares.

James Cameron – 63 anos – é um premiado cineasta, produtor, roteirista e editor canadense. É bacharel em Física pela Universidade da Califórnia e também explorador dos fundos oceânicos, tendo sido, em 26 de março de 2012, o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas. É dele a direção dos dois filmes de maior bilheteria da história do cinema: Avatar e Titanic. Também dirigiu clássicos da Ficção Científica como O Exterminador do Futuro 2 e Aliens.