O Hoje na História traz nesta quarta-feira (28), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 28 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1893, quando o refrigerante Pepsi-Cola foi inventado.
No dia 28 de agosto de 1893, Caleb Bradham criou em sua farmácia em New Bern, Carolina do Norte (EUA), a Pepsi-Cola. Inicialmente batizada de “Brad’s Drink” (Bebida do Brad), o líquido recebeu o nome “Pepsi-Cola” em homenagem à enzima digestiva pepsina e ás nozes de cola utilizadas na receita. Desde o seu lançamento, a bebida foi amplamente aceita pelo público e ao longo dos anos foi conquistando o seu espaço nas lojas, com o seu slogan “Delicioso e Saudável”.
1893 – Pepsi-Cola é criada
No dia 28 de agosto de 1893, Caleb Bradham criou em sua farmácia em New Bern, Carolina do Norte (EUA), a Pepsi-Cola. Com a intenção de criar algo que ajudasse na digestão e também fosse uma fonte de energia, Bradham inicialmente batizou a bebida de “Brad’s Drink” (Bebida do Brad), mas depois recebeu o nome “Pepsi-Cola” em homenagem à enzima digestiva pepsina e ás nozes de cola utilizadas na receita. Com o slogan “Delicioso e Saudável”, a Pepsi conquistou o público e cresceu no mercado.
1941 – Repórter Esso realiza sua primeira transmissão
Em 28 de agosto de 1941, foi transmitida o primeiro programa do Repórter Esso. Com os lemas “O Primeiro a Dar as Últimas” e “Testemunha Ocular da História”, este foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do país e, dentro da sua programação, além de ler notícias vindas dos jornais impressos, também reportavam pautas enviadas por uma agência internacional de notícias estadunidense. No primeiro programa feito no Rio de Janeiro, a primeira notícia transmitida foi sobre a Segunda Guerra Mundial. A última edição do Repórter Esso foi ao ar em 31 de dezembro em 1968, com a locução de Roberto Figueredo.
1963 – Martin Luther King Jr. faz o seu famoso discurso
Em Washington, D.C, nos degraus do Memorial Lincoln, o ativista Martin Luther King Jr. discursou pelos direitos civis dos afro-americanos para as 250 mil pessoas participantes da “Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade”, em 28 de agosto de 1963. Com um público diverso, os manifestantes pediam pelo fim da segregação racial, da discriminação, igualdade de oportunidades e direitos de voto na capital dos Estados Unidos e se tornou um dos maiores protestos do país. Na oportunidade, King falou por 16 minutos para o público e, próximo ao final do discurso, o ativista recitou as suas falas mais marcantes: “Eu tenho um sonho”. Como resultado, no ano seguinte, a 24a Emenda à Constituição – que aboliu o imposto, tornando mais fácil o acesso á cidadãos negros e pobres do sul – foi derrubada e o Ato dos Direitos Civis foi passado no congresso e a discriminação racial no emprego e na educação, além de proibir a segregação racial em lugares públicos. King Jr. morreu em 4 de abril de 1968, aos 39 anos, vítima de assassinato.
2020 – Morre o ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra
Nascido no estado da Carolina do Sul, Chadwick Boseman começou o seu caminho na atuação ao se graduar em Belas Artes pela Universidade Howard, no ano 2000. Boseman começou a conquistar o seu espaço no cinema a partir de 2013 e 2014, com as cinebiografias “42: A História de uma Lenda” e “Get On Up: A História de James Brown”, onde interpretou o jogador de beisebol Jackie Robinson e o cantor James Brown. O reconhecimento mundial veio em 2016, quando Chadwick foi o escolhido para dar vida ao herói Pantera Negra, da Marvel, e se tornou o primeiro ator negro a ser protagonista de um filme de herói do estúdio. Em 28 de agosto de 2020, Chadwick Boseman faleceu aos 42 anos em decorrência de um câncer de cólon.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia do Bancário
Aniversariantes Hoje na História
Humberto Carrão: 33 anos, é um ator brasileiro. Começou a sua carreira ainda criança e, ao longo dos anos, conquistou espaço na TV em novelas como “Malhação”, “Cheias de Charme” e “Amor de Mãe”.
Paula Fernandes: 40 anos, é uma cantora brasileira. O seu primeiro sucesso nacional veio em 2011, com a música e o álbum “Pássaro de Fogo”, que recebeu disco de platina tripla e indicações ao Grammy Latino de 2012.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.