Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 28 de dezembro – Invenção do cinema e nascimento de Stan Lee

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

1895 – Acontecia o nascimento do cinema. Data em que os irmãos Lumière projetaram publicamente a saída dos operários de uma fábrica francesa em Lyon. O êxito desse invento foi imediato, em solo francês, assim como em toda a Europa e América do Norte. Em um ano, os irmãos Lumière criaram mais de 500 filmes, marcados pela ausência de atores e ornamentos naturais, a brevidade, a ausência de montagem e a posição fixa da câmara. O desenvolvimento das novas técnicas cinematográficas, de uma maior narrativa, e a elaboração dos primeiros roteiros de ficção, fez que os irmãos Lumière ficassem em segundo plano no desenvolvimento de seu cinematógrafo.

1918 – Morria aos 53 anos o poeta e jornalista Olavo Bilac. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Apesar de ter ingressado nos cursos de medicina e de direito, não concluiu nenhum deles. Ele preferia a vida de jornalista, poeta e as rodas de boêmia e de literatura do Rio. Por conta de sua profissão e de seu contato com intelectuais e políticos arranjou o emprego de inspetor escolar. No fim da sua vida e reconhecido, Bilac recebeu o título de professor honorário da Universidade de São Paulo. Também foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros pela revista Fon-Fon, em 1907.

1922 – Nascia Stan Lee, o criador do Homem-Aranha, Vingadores e X-Men. Um dos responsáveis pelo sucesso mundial da Marvel Comics nascia em Nova York. Em parceria com renomados desenhistas ele criou super-heróis “mais humanos”, como Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, os X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores, Quarteto Fantástico e Doutor Estranho. Esse novo gênero de super-herói fez com que a Marvel deixasse de ser uma pequena editora de HQs e se transformasse em uma das maiores corporações de entretenimento do planeta. Os heróis de Stan Lee, ao contrário dos invencíveis Super-Homem ou Mulher Maravilha, tinham preocupações comuns como pagar contas, agradar a namorada ou cuidar de uma tia idosa. Eles também poderiam ficar frustrados ou feridos. Stan Lee também faz pequenas aparições no cinema, nos filmes sobre os seus super-heróis. Ele morreu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos.

1997 – Governo de Hong Kong mata e incinera 1,3 milhões de
galinhas.
Medida foi uma tentativa de eliminar o vírus da gripe aviária, que
havia matado quatro pessoas e causado temor de uma epidemia.

 

Que dia é hoje?

Dia da Marinha Mercante

Dia do Salva-vidas

 

Aniversariantes:

Wanessa Camargo – 40 anos – Wanessa Godói Camargo Buaiz é uma cantora, dançarina, compositora e atriz brasileira. Durante a década de 1990, ela integrou a versão brasileira do musical Cats e fez parte do grupo de bailarinos da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Camargo atingiu o estrelato no início da década de 2000, quando assinou um contrato com a BMG e lançou os álbuns homônimos Wanessa Camargo (2000), Wanessa Camargo (2001) e Wanessa Camargo (2002), que foram certificados com ouro pela Pro-Música Brasil e produziram singles como “O Amor não Deixa”, “Eu Quero Ser o Seu Amor” e “Sem Querer”, respectivamente. Em 2004, ela lançou seu primeiro álbum ao vivo, Transparente Ao Vivo. Entre 2002 e 2004, foi uma das apresentadoras do programa Jovens Tardes, da Rede Globo.

Édgar Vivar – 74 anos – Édgar Vivar Villanueva é um ator, comediante e dublador mexicano. Tornou-se conhecido ao interpretar os personagens Senhor Barriga e Nhonho no seriado mexicano Chaves, Botijão em Los Caquitos e Pança em Panza. Édgar também teve outras participações em programas do Chespirito. Atualmente, está se dedicando muito ao teatro, onde atua em várias peças. Além de ator, Édgar Vivar é formado em medicina, mas trabalhou apenas dois anos como médico.

Larissa Manoela – 22 anos – Larissa Manoela Taques Elias Santos é uma atriz e cantora brasileira. Seu trabalho mais conhecido foi na telenovela Carrossel, como Maria Joaquina. Participou da série Patrulha Salvadora, no SBT, no mesmo papel.