O Hoje na História traz neste sábado (28), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 28 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1871, quando a Lei do Ventre Livre foi promulgada no Brasil.
No dia 28 de setembro de 1871, a Lei do Ventre Livre foi estabelecida no Brasil. A lei, que estipulava que crianças filhas de escravos a partir desta data não seriam mais obrigadas ao regime da escravidão, pretendia estabelecer uma evolução entre o trabalho escravo e o trabalho livre, sem causar grandes mudanças sistemáticas no país e ainda manter a escravidão vigente no Brasil, enquanto diversos outros país já haviam abolido a prática.
1781 – Começa a Batalha de Yorktown, durante a Guerra de Independência dos EUA
Durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, um dos conflitos travados foi a Batalha de Yorktown, entre 26 de setembro a 19 de outubro de 1781. O confronto entre os aliados franceses do marquês de La Fayette e rebeldes americanos contra as forças britânicas do Lord Cornwalis ocorreu na cidade de Yorktown, na colônia da Virgínia. Ao fim das longas semanas de batalha, a tropa norte-americana venceu e a guerra culminou com a rendição incondicional dos britânicos.
1871 – Lei do Ventre Livre é promulgada no Brasil
No dia 28 de setembro de 1871, a Lei do Ventre Livre foi estabelecida no Brasil. A lei – que decretava crianças filhas de escravos pessoas livres -, dava duas opções aos ingênuos (filhos de escravos): permanecer com os senhores de suas mães até a maioridade em forma de trabalho livre ou eles poderiam ser entregues ao governo. Porém, ao contrário do que previa a lei, diversos ingênuos permaneceram nas fazendas sendo tratados e forçados a escravidão, apesar de serem livres. Também, mesmo estando previsto na lei, as fazendas que “acolhiam” os ingênuos jamais receberam auxílio financeiro para arcar com as despesas da criança. A lei causou poucas mudanças sistemáticas no país e foi mais uma manobra do governo brasileiro para adiar a abolição da escravidão no Brasil, que veio apenas em 1888.
1926 – Escapista Harry Houdini é enterrado vivo
Harry Houdini, um dos maiores mágicos da história, realizou o truque de ser enterrado vivo pela terceira vez em 28 de setembro de 1926. Conhecido por sua habilidade de escapar de correntes, a performance aconteceu em Massachusetts, e o ilusionista ficou aproximadamente 1h11min dentro de um caixão lacrado e submerso na água. Na primeira vez que tentou o truque, o mágico foi enterrado em um poço de terra com mais de 1.8m de profundidade em 1915, na Califórnia. Já na segunda vez, em agosto de 1926, Houdini ficou submerso na piscina do Nova York Shelton Hotel por 1h30. Harry Houdini morreu em outubro do mesmo ano, após um golpe em uma apresentação, que causou a ruptura de seu apêndice.
1942 – Nasce o cantor Tim Maia
Em 28 de setembro de 1942, no Rio de Janeiro, nascia o cantor Tim Maia. Iniciou a sua carreira no grupo “Os Sputniks”, com Roberto e Erasmo Carlos, em 1957. Após uma temporada nos Estados Unidos, Maia gravou o seu primeiro disco em 1970 e o seu primeiro single foi “Primavera”, que se tornou um sucesso. Ao longo da sua carreira, o artista lançou diversas canções que se tornaram clássicas da música brasileira, como: “Descobridor dos Sete Mares”, “Não Quero Dinheiro”, “Chocolate”, entre outras. Tim Maia faleceu em 15 de março de 1998, vítima de parada cardíaca, aos 55 anos.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Internacional do Acesso Universal à Informação
Aniversariantes Hoje na História
Guta Stresser: 52 anos, é uma atriz brasileira. Presente no teatro, cinema e televisão, Stresser se tornou nacionalmente conhecida ao interpretar a personagem ‘Bebel’, na séria “A Grande Família” da Rede Globo por mais de 14 anos.
Hilary Duff: 36 anos, é uma atriz e cantora estadunidense. Em Hollywood desde a infância, Duff conquistou a TV com a série juvenil “Lizzie McGuire” nos anos 2000 e também se aventurou na música, lançando 6 álbuns de estúdio.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.