Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 29 de junho – Brasil conquista primeira Copa do Mundo e Apple lança o Iphone

Foto: Divulgação/FIFA
Foto: Divulgação/FIFA

1860 – Nascia o político Júlio de Castilhos. Ele foi um jornalista e político brasileiro, eleito Patriarca do Rio Grande do Sul pelos seus conterrâneos. Foi presidente do Rio Grande do Sul por duas vezes e principal autor da Constituição Estadual de 1891. Disseminou o ideário positivista no Brasil.

1900 – Criava-se a Fundação Nobel. A Fundação Nobel é uma instituição privada, a qual a partir de 1901 começou a entregar os primeiros Prêmios que se outorgam a pessoas que tenham realizado pesquisas importantes e contribuições notáveis à sociedade. A instituição tem a seu cargo administrar os fundos, mas não intervém diretamente nas deliberações nem na seleção dos premiados, para isso conta com organismos que se encarregam de selecionar e revisar os trabalhos que se realizam anualmente, e que merecem um reconhecimento mundial.

1949 – África do Sul proibia casamento entre brancos e negros. Neste dia, o parlamento da África do Sul aprovou uma lei que proibia o casamento entre negros e brancos. Foi uma das primeiras medidas segregacionistas do regime do apartheid, iniciado no ano anterior. Dois anos depois, a legislação passou a proibir também as relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias. A execução da lei era de responsabilidade da polícia, que muitas vezes seguia as pessoas até suas casas para verificar se não havia comportamento ilegal. As forças policiais até mesmo invadiam as residências de casais mistos. A lei só foi revogada em 1985.

1958 – Brasil conquistava seu primeiro título de Copa do Mundo. Neste dia, o time brasileiro derrotou na final os suecos por 5 a 2, com gols de Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo. O Rei do Futebol tinha apenas 17 anos quando surpreendeu o mundo com o seu talento com a bola. Pelé foi o vice-artilheiro do torneio, com seis gols marcados. O grande goleador foi o francês Just Fontaine, com 13 gols anotados.

1970 – Estreava, na Rede Globo, a novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, com Tarcísio Meira, Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcanti. A inspiração para escrever a novela veio de filmes americanos do gênero faroeste. Proscritos, justiceiros andando a cavalos, muito tiroteio e as características brasileiras transformaram Irmãos Coragem numa espécie de “faroeste caboclo”.

1996 – Era registrada a temperatura mais baixa no Brasil: -17,8 °C, no Morro da Igreja, município de Urubici em Santa Catarina. Já o maior pico de calor foi registrado em Bom Jesus do Piauí, no Piauí, em 21 de novembro de 2005: 44,7 ºC.

2007 – A Apple lançava o Iphone nos Estados Unidos. No Brasil, a primeira versão do telefone (chamada popularmente de 2G) não foi lançada. Na sua segunda versão, o iPhone 3G, começou a ser vendido no mercado brasileiro, a partir de 26 de setembro de 2008.

 

Que dia é hoje?

Dia da Telefonista

Dia dos Auxiliares da Justiça

Dia do Pescador

Dia de São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul.

 

Aniversariantes

Serginho Groisman – 72 anos – Sérgio Groisman é jornalista, ator, diretor e apresentador de televisão brasileiro. Caracteriza-se por sua empatia com adolescentesː quase todos os programas que apresenta são voltados para essa faixa etária. Conhecido pelo bordão “Fala Garoto!”, Serginho ganhou notoriedade no extinto Programa Livre, no SBT. Atualmente ele apresenta o Altas Horas, na Globo.

Neguinho da Beija Flor – 73 anos – Luiz Antônio Feliciano Marcondes, é um sambista, cantor e compositor brasileiro. É, desde de 1976, o intérprete oficial da Beija-Flor. Neguinho recebeu por 5 vezes os prêmios Troféu Tamborim de Ouro e Estandarte de Ouro. Em 2012, ele foi um dos indicados ao “Prêmio Extra / Prefeitura do Rio” como Maior personalidade dos 80 anos de desfile. Entre suas músicas de sucesso, além da música-tema da “Globeleza”, destacam-se “O Campeão (Meu Time)”, certamente sua composição de maior sucesso, e “Ângela”.

Palmirinha – 91 anos – Palmira Nery da Silva Onofre é uma cozinheira e apresentadora de televisão brasileira. Na televisão, sua primeira aparição aconteceu no programa de Silvia Poppovic. Dias depois, a culinarista já estreava no programa “Note e Anote”, da Rede Record. Ainda nos anos 90, mais especificamente em 1999, mudou-se para a TV Gazeta. Atualmente, ela segue sendo homenageada por diversos programas e apresentadores.