Search
Camaquã
27°C
Camaquã
27°C
Hoje na História

Hoje na história – 29 de novembro – ONU vota pela partilha da Palestina e a criação de Israel

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

1807 – Iniciou a longa viagem da família real portuguesa rumo ao Brasil. Ao todo, deixaram Portugal cerca de 14 navios com 15 mil pessoas. As embarcações foram guarnecidas por navios ingleses durante o caminho.  29 de novembro de 1807, teve início a longa viagem da família real portuguesa rumo ao Brasil. Ao todo, deixaram Portugal cerca de 14 navios com 15 mil pessoas. As embarcações foram guarnecidas por navios ingleses durante o caminho.

1947 – Apesar da forte oposição árabe, a Organização das Nações Unidas votou pela partilha da Palestina e a criação de Israel, um estado judeu independente em um dia como este, no ano de 1947. Na era moderna, a questão envolvendo os dois povos na região, remonta à década de 1910. A partir de 1929, árabes e judeus lutavam abertamente pela Palestina

1963 – O presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson cria a Comissão Warren para investigar o assassinato de John F. Kennedy.

1972 — Atari anuncia o lançamento de Pong, o primeiro jogo eletrônico comercialmente lucrativo. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação.

2001 – Depois de uma longa luta contra o câncer, o ex-Beatle e músico George Harrison morria aos 58 anos. George Harrison era o integrante mais jovem dos Beatles e foi o segundo da formação clássica do grupo britânico a morrer após John Lennon ser assassinado em 1980.

2012 – Morria, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting. Profissional de grande contribuição para o jornalismo bem como para a economia e a comunicação, Joelmir foi um pioneiro na tradução dos difíceis termos técnicos econômicos para a vida cotidiana.

2016 – No dia 29 de novembro de 2016, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez no Brasil. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo.

Que dia é hoje?

Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino

Aniversariantes do dia

Bruno Garcia – 53 anos – é um ator brasileiro. Atua em novelas e séries da Rede Globo. Também atua no cinema, tendo seu maior sucesso contracenando ao lado de Ingrid Guimarães no filme ‘De Pernas pro Ar’ e ‘De Pernas pro Ar 2’.

Maria Paula Fidalgo – 53 anos – Apresentadora, psicóloga e atriz brasileira. Após passagens pela MTV brasileira, em 1993, foi contratada pela Rede Globo, primeiramente para apresentar o game-show Radical Chic. O programa não durou muito e logo foi deslocada para a apresentação do humorístico Casseta & Planeta, Urgente!. Ao contrário das antecessoras Doris Giesse e Kátia Maranhão, que apenas apresentavam os quadros, Maria Paula também atuou nas esquetes e paródias ao lado dos humoristas do programa. É embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Desde 2005 escreve uma coluna sobre saúde psicológica no Correio Braziliense.

Francisco Cuoco – 90 anos – é um ator brasileiro. Interpretou personagens que marcaram época na televisão brasileira, em novelas como ‘A Próxima Vítima’, ‘O Clone’ e ‘Cobras e Lagartos’.

Emilio Dantas – 41 anos – Músico e ator brasileiro. Ele ganhou destaque nacional ao viver Cazuza em um musical sobre a vida do cantor. Conciliando a atuação com suas bandas e trabalhos solo, Emílio integrou o elenco de ‘Sansão e Dalila’, na Record. Ele estreou na Globo em 2015 na novela ‘Além do Tempo’ e também atuou em ‘Questão de Família’ (2017), ‘A Força do Querer’ (2017), ‘Segundo Sol’ (2018), ‘Verão 90’ (2019) e Vai na Fé (2023). Emílio se casou com Giselle Itié em 2014, mas se separou no ano seguinte. Com a namorada, a atriz Fabíula Nascimento, ele teve Roque e Romeu em janeiro de 2022.

Ludwika Paleta – 45 anos – Ficou famosa no Brasil na década de 1990, quando a versão mexicana da novela Carrossel foi exibida pelo SBT, e segue sendo lembrada pelo público. Com a fisionomia marcante, a atriz foi reconhecida durante sua participação na série brasileira Dom, disponível no streaming. No meio artístico desde a infância, a atriz, que nasceu na Polônia e foi criada no México. Além de Carrossel, produzida pela emissora mexicana Televisa em 1989 e exibida no Brasil, pela primeira vez, em 1991, Ludwika participou de outras tramas, como Vovô e Eu (1992) e Amigas e Rivais (2001). Em Maria do Bairro, gravada em 1995 a atriz interpretou a personagem Maria dos Anjos, considerada a co-protagonista da segunda fase da trama.

Tags: hoje na historia