Search
Hoje na História

Hoje na História – 30 de julho – Fusca sai de linha

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 30 de julho - Fusca sai de linha. Foto: Internet/Divulgação
Hoje na História - 30 de julho - Fusca sai de linha. Foto: Internet/Divulgação

Hoje na História traz nesta terça-feira (30), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 30 de julho, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2003, quando o Fusca parou de ser fabricado pela Volkswagen.

No dia 30 de julho de 2033, o último Fusca da Volkswagen foi fabricado em Puebla, no México. Construídos desde a Segunda Guerra Mundial, até o último ciclo de produção, teriam sido produzidos mais de de 21.529.464 veículos. O último Fusca azul-bebê produzido pela marca está em exposição no museu de carros da sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha.

1863 – Nasce Henry Ford, fundador da Ford Motor 

Em Detroit, Estados Unidos, nascia o futuro dono da Ford Motor Company, Henry Ford, em 30 de julho de 1863. Ford construiu o primeiro motor a explosão movido a gasolina, em 1887. Em 1903, o mecânico fundou a ‘Ford Motor Company’ e na empresa passou a construir o Ford T – modelo que foi fabricado até 1926, quando passou por modificações devido à evolução da concorrência. Após produzir os mesmos modelos por vários anos, a Ford adotou um sistema de mudança anual nos veículos, criando a base do sistema de fabricação de automóveis atuais. Ford foi pioneiro na montagem em massa de automóveis, revolucionand a indústria automotiva. Henry Ford morreu em 7 de abril de 1947.

Henry Ford com o veículo 'Ford T'. Foto: Divulgação/Internet.
Henry Ford com o veículo ‘Ford T’. Foto: Divulgação/Internet.

1943 – Hitler descobre traição da Itália  

Em 30 de julho de 1943, Hitler descobre que a Itália está negociando os termos de rendição aos Aliados, na Segunda Guerra Mundial. Sendo o seu principal parceiro na guerra e temendo que os facistas italianos desistissem, o próprio Hitler viajou ao país para conversar com o Duce, Benito Mussolini, sobre as perdas e fracassos da Itália no confronto. Mesmo com a confirmação de Mussolini, Hitler começou a preparar um plano de contenção de danos á Itália, caso eles se rendessem aos Aliados. Com a instabilidade do governo facista, no dia 30 de julho, Hitler recebeu uma mensagem de um aliado do Eixo, dizendo que um general italiano teria informado a um general croata de que a garantia de lealdade da Itália para a Alemanha foram feitas apenas para ganhar tempo e garantir a conclusão das negociações com o inimigo.

1986 – Morre Luís da Câmara Cascudo 

Nascido em Natal, Luís da Câmara Cascudo foi um  jornalista, historiador, professor, antropólogo e advogado brasileiro. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de pesquisar sobre as manifestações culturais brasileiras, Cascudo escreveu mais de 31 livros ao longo de sua vida, incluindo o Dicionário do Folclore Brasileiro, em 1952. Mesmo vivendo fora do eito Rio-São Paulo da literatura, Câmara Cascudo foi um dos únicos intelectuais brasileiros que mais escreveram e publicaram obras literárias de reconhecimento nacional. Após anos dedicados às suas profissões, Luís da Câmara Cascudo faleceu em 30 de julho de 1986, em Natal.

2003 – Fusca sai de linha 

Em 30 de julho de 2033, o último Fusca da Volkswagen foi fabricado em Puebla, no México. O Fusca se originou por volta dos anos 1930, quando o engenheiro automobilístico Dr. Ferdidand Porsche atendeu o pedido de Adolf Hitler em criar um carro de passageiros pequeno e acessível para satisfazer as necessidades do povo alemão. Com o título de “carro do povo”, o primeiro modelo do “KdF-Wagen” foi batizado de “Beetle” – besouro em inglês -, devido ao seu formato se assemelhar ao do inseto. Durante a Segunda Guerra Mundial, a produção do veículo foi interrompida devido à ameaças de bombardeio dos Aliados em 1944. No ano de 1972, o Fusca atingiu o recorde de maior produção mundial, com mais de 15 milhões de veículos produzidos. Após anos dominando o mercado, em 1988 o Fusca passou a ser vendido apenas no México. Com a competição na indústria automobilística crescendo cada vez mais e carros mais compactos e baratos aumentando, a Volkswagen decidiu encerrar a produção do Fusca em 2003.

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia do Administrador de Sistemas

Aniversariantes Hoje na História

Terry Crews, 55 anos, é um ator estadunidense. Ex-jogador de futebol americano, Crews atingiu sucesso internacional ao atuar na série “Todo Mundo Odeia O Chris” e o filme de 2004, “As Branquelas”.

Joey King: 24 anos, é uma atriz estadunidense. King começou a sua carreira ainda criança em filmes juvenis como “Ramona & Beezus”. Nos últimos anos, a atriz ficou mundialmente conhecida pela trilogia “A Barraca do Beijo” da Netflix.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Fusca, hoje na historia