O Hoje na História traz nesta sexta-feira (04), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 04 de outubro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1957, quando o satélite Sputnik 1 foi lançado no espaço pela União Soviética.
No dia 04 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial na órbita da Terra, o Sputnik 1. Surpreendendo os estadunidenses, o lançamento soviético deu início a Corrida Espacial da Guerra Fria. No espaço, o Sputnik trouxe diversas novas informações científicas, como: a identificação da camada mais alta da Terra e a coleta de informações sobre a distribuição de sinais de rádio na ionosfera. Após viajar 60 milhões de quilômetros, o satélite retornou à Terra, porém, ele queimou ao entrar em contato com a atmosfera no dia 4 de janeiro de 1958.
1947 – Morre Max Planck, fundador da teoria da física quântica
O físico Max Planck, fundador da teoria da física quântica, morreu na cidade de Göttingen, na Alemanha, em 4 de outubro de 1947. Formado em física pela Universidade de Berlim e Munique, Planck finalizou o seu doutorado em 1879 e publicou dois livros resumindo as suas descobertas. Em uma das obras, o cientista afirma que a energia seria emitida em comprimentos de onda como se pensava antigamente. Assim, com a sua contribuição científica, Planck fundou a disciplina da ‘Teoria Quântica’, que pavimentou o caminho para a teoria da relatividade de Einstein. Em 1918, ele recebeu o Prêmio Nobel de Física pelos seus estudos revolucionários.
1957 – União Soviética lança o Sputnik 1 no espaço
No dia 04 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial na órbita da Terra, o Sputnik 1. Surpreendendo os estadunidenses, o lançamento soviético deu início a Corrida Espacial da Guerra Fria. No espaço, o Sputnik trouxe diversas novas informações científicas, como: a identificação da camada mais alta da Terra e a coleta de informações sobre a distribuição de sinais de rádio na ionosfera. O satélite levou cerca de 96 minutos para chegar à órbita do planeta e emitiu sinais de rádio por 22 dias. Após viajar 60 milhões de quilômetros, ao retornar à Terra, o Sputnik 1 queimou ao entrar em contato com a atmosfera no dia 4 de janeiro de 1958.
1970 – Morre a cantora Janis Joplin
Natural de Port Arthur, no Texas, a cantora Janis Joplin começou a sua carreira aos 17 anos na capital texana, Austin, e posteriormente em Los Angeles. Em 1966, como integrante da banda ‘Big Brother and the Holding Company’, de São Francisco, Joplin ficou conhecida por sua forma de performar no palco e pela sua voz marcante ao cantar blues. O seu álbum mais marcante com a banda é “Cheap Thrills”, lançado em 1968. Janis Joplin faleceu em 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, por overdose, na cidade de Los Angeles.
1970 – Emerson Fittipaldi conquista a primeira vitória brasileira na Fórmula 1
O piloto Emerson Fittipaldi se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma corrida de Fórmula 1, em 4 de outubro de 1970. Pela equipe Lotus, ele venceu o GP de Watkins Glen, nos Estados Unidos, o penúltimo da temporada daquele ano. Duas corridas antes da sua vitória, a equipe de Fittipaldi havia se retirado do campeonato após a morte do piloto Jochen Rindt, companheiro de time do brasileiro, no circuito italiano da F1. Com a vitória de Emerson, todos os outros adversários não conseguiram alcançar a pontuação deixada por Rindt, consagrando-o como campeão mundial de Fórmula 1 postumamente.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Mundial dos Animais
Aniversariantes Hoje na História
Patrícia Abravanel: 48 anos, é uma apresentadora brasileira. Filha de Silvio Santos, Patrícia atuou como apresentadora de diversos programas do SBT, como “Roda a Roda Jequiti”, “Máquina da Fama” e “Programa Silvio Santos”.
Dakota Johnson: 35 anos, é uma atriz estadunidense. Filha dos atores Don Johnson e Melanie Griffith, Dakota alcançou o sucesso na trilogia “50 Tons de Cinza”, como a protagonista Anastasia Steele. O seu filme mais recente foi “Madame Teia” da Marvel.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.