Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na História

Hoje na História – 4 de Setembro – Madre Teresa é canonizada

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 4 de Setembro - Madre Teresa é canonizada. Foto: Reprodução/Internet
Hoje na História - 4 de Setembro - Madre Teresa é canonizada. Foto: Reprodução/Internet

Hoje na História traz nesta quarta-feira (04), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 04 de setembro, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 2016, quando Madre Teresa de Calcutá foi canonizada santa da Igreja Católica.

 

No dia 04 de setembro de 2016, o Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá como santa, no Jubileu da Misericórdia. A canonização de Madre Teresa veio com a aprovação por unanimidade pelos membros da Igreja Católica da cura de Marcílio Haddad Andrino, em 2008, após a sua família rezar para a Madre e ele se curar. Em 2003, a Igreja Católica havia beatificado Madre Tereza pelo Papa João Paulo.

 

1843 – D. Pedro II se casa com Teresa Cristina

No Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 1843, D. Pedro II e a princesa do Reino das Duas Sicílias, Teresa Cristina Maria de Bourbon. O casal havia se casado por procuração, em 30 de maio do mesmo ano e apenas se encontrou quando a princesa chegou ao Brasil. Antes, D. Pedro havia sido apresentado à Teresa Cristina através de um quadro. Quando chegou para o casamento, o Imperador ficou decepcionado com a aparência da princesa, visto que ela não correspondia ao quadro, na verdade, ela era o oposto: era baixa, acima do peso e coxa. Com a surpresa, D. Pedro II precisou de alguns horas para aceitar continuar com a união e a cerimônia.

D. Pedro II e Teresa Cristina se casaram em 1843. Foto: Reprodução/Internet
D. Pedro II e Teresa Cristina se casaram em 1843. Foto: Reprodução/Internet

 

1969 – Militantes do MR-8 sequestram o embaixador dos EUA

O embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick foi sequestrado em 4 de setembro de 1969, no Rio de Janeiro, durante a Ditadura Militar. A ação foi organizada pelo grupo Dissidência Comunista da Guanabara – sob o nome ‘MR-8’ – e Ação Libertadora Nacional de extrema-esquerda e o sequestro foi idealizado por Cid Benjamin e Franklin Martins, com o objetivo de conseguir a libertação do líder estudantil Vladimir Palmeira, principal articulador das manifestações contra a ditadura em 1968. No ato, Elbrick foi rendido e cartas de exigência foram deixadas com seu motorista. O governo militar atendeu ás exigências das cartas, liberou 13 presos políticos exilados para o México e o embaixador foi solto próximo ao Estádio do Maracanã, durante a abertura dos portões do jogo Fluminense x América.

 

1998 – Google é fundado

Em 4 de setembro de 1998, a Google Inc. foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, enquanto ainda eram estudantes na Universidade de Stanford. O objetivo principal da empresa era organizar informações do mundo e torná-la universalmente acessível e útil. Na sua fundação, a Google teve como primeira sede a garagem de uma amiga da dupla Page e Brin, mas, em 2006, a empresa se mudou para Mountain View, na Calafórnia, onde permanece até hoje. Para além da pesquisa de informações, o Google expandiu a sua atuação on-line junto de outros serviços digitais, como Gmail, Youtube, entre outros. Atualmente, o valor de mercado da empresa é de US$ 147 bilhões.

 

2016 – Madre Teresa de Calcutá é canonizada santa

Durante o Jubilei da Misericórdia, no dia 04 de setembro de 2016, o Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá como santa. Nascida em Kosovo, Madre Teresa ficou conhecida como “A Santa das Sarjetas’, pelo o seu trabalho com os mais pobres pelo mundo, especialmente em Calcutá. A canonização de Madre Teresa veio com a aprovação da cura de Marcílio Haddad Andrino, feita por unanimidade pelos membros da Igreja Católica. Em 2008, o brasileiro, que estava em coma devido a hidrocefalia e abscessos no cérebro, foi curado após a sua família rezar para a Madre. Em 2003, a Igreja Católica havia beatificado Madre Tereza pelo Papa João Paulo. Madre Teresa morreu aos 87 anos, em Calcutá, na Índia, em 5 de setembro de 1997.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia do Serventuário

Aniversariantes Hoje na História

Beyoncé: 43 anos, é uma cantora estadunidense. Beyoncé se tornou um fenômeno da música nos anos 1990, quando fazia parte do grupo “Destiny’s Child”. Em carreira solo, a cantora lançou 8 álbuns, sendo o mais recente o “Cowboy Carter”, onde relembra suas raízes texanas.

Robson Caetano: 60 anos, é um ex-atleta brasileiro. Conhecido no ramo do atletismo, Caetano era especialista em corridas da curta distância e foi medalhista olímpico nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Atlanta (1996).

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: D. Pedro II, Google, hoje na historia, Madre Teresa de Calcutá, MR-8