Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_31470_foto_1.jpg

1927 – A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas Hollywood era criada inicialmente para promover a indústria do cinema. Esta instituição foi fundada em Los Angeles, na Califórnia. Ela é mundialmente conhecida pela entrega anual do Oscar. A Academia representa 14 entidades filiadas da indústria cinematográfica, desde atores e diretores até produtores e escritores. Só são considerados membros os profissionais que se distinguem por seu trabalho no âmbito cinematográfico.

1933 – Nascia, em São Paulo, Eduardo de Oliveira Coutinho. Ele foi um cineasta e jornalista brasileiro. É considerado como um dos maiores documentaristas da história do cinema do Brasil. Tinha como marca realizar filmes que privilegiavam as histórias de pessoas comuns. Sua obra-prima é “Cabra Marcado para Morrer”, que marcou sua carreira como o principal documentarista do Brasil. Ele morreu aos 80 anos, no Rio de Janeiro, em 2014.

1981 – Morria em Miami (EUA), o jamaicano Robert Nesta Marley, mundialmente conhecido como Bob Marley. Considerado um ídolo a altura de Elvis Presley ou John Lennon, ele é o mais famoso músico de reggae de todos os tempos. Bob Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, e tinha 36 anos quando morreu em decorrência de câncer. Bob foi casado com Rita Marley, mãe de quatro de seus 12 filhos (dois deles adotados). Entre eles estão Ziggy e Stephen Marley, que deram sequência ao legado musical do pai. Em 1975 Bob ganhou fama mundial com o hit “No Woman, No Cry”. Após a sua morte, a data de seu aniversário, foi decretada feriado nacional na Jamaica.

2001 – Era lançada a edição em português da Wikipédia. Ela foi a terceira edição da enciclopédia livre a ser criada, simultaneamente com outras línguas. A Wikipedia alcançou a marca de cem mil artigos em 26 de janeiro de 2006. Atualmente a versão em português é a décima-quarta maior Wikipédia por número de artigos, com mais de 920 mil artigos, e conta com mais de 1,5 milhão de usuários registrados, dos quais cerca de 6 mil são ativos. Já foi editada mais de 44 milhões de vezes.

2019 – Morria o ator Lúcio Mauro, pioneiro dos programas humorísticos. Nascido em Belém do Pará, Lúcio Mauro começou a estudar teatro ainda na juventude. De lá, foi para Recife, em Pernambuco, onde trabalhou no rádio e foi um dos pioneiros da televisão no nordeste. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, onde passou pelas emissoras TV Rio, Tupi e Excelsior. Em 1966, estreou na Rede Globo. Lá, atuou em programas humorísticos populares, como Balança Mais Não Cai, Chico City, Os Trapalhões, Zorra Total e Escolinha do Professor Raimundo. Seu personagem mais famoso era Aldemar Vigário, aluno que bajulava o professor interpretado por Chico Anysio. No ano de 2016 Lúcio Mauro sofreu um derrame que o deixou debilitado. O ator foi casado duas vezes e teve cinco filhos.

 

 

Que dia é hoje?

– Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. (O telégrafo foi iniciado oficialmente no Brasil em 1852, com o objetivo de modernizar o País e facilitar a comunicação.

 

Aniversariantes

Marilene Saade – (52 anos) – A atriz é casada há 20 anos com o também ator Stênio Garcia. O casal já viu suas fotos nuas vazarem na internet e o caso ganhou repercussão nacional.

Carlos Tramontina – (64 anos) Carlos Alberto Tramontina é jornalista e apresentador de TV. É um dos âncoras dos telejonais da Globo em São Paulo. Ele é tipo o “Eloi Zorzeto” aqui dos pampas. Possui como hobby o alpinismo, já tendo publicado livros a respeito de suas experiências na área. Publicou em 2004 A morada dos deuses: um repórter nas trilhas do Himalaia, um relato pessoal sobre uma escalada sua no Nepal. Em 28 de setembro de 2019, Tramontina representou o estado de São Paulo em comemoração dos 50 anos do Jornal Nacional.

Christoph Schneider – 54 anos – Doom Schneider é nome verdadeiro (e mais legal) do músico alemão, conhecido por ser o baterista da banda de metal Rammstein. A banda formada em Berlim em janeiro de 1994 ficou conhecida pelo som “Amerika”. Em 2009, eles já haviam vendido cerca de 20 milhões de álbuns no mundo todo.