Search
[adsforwp-group id="156022"]
Hoje na História

Hoje na História – 6 de Agosto – EUA bombardeia Hiroshima

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na História - 6 de Agosto - EUA bombardeia Hiroshima. Foto: Internet/Divulgação.
Hoje na História - 6 de Agosto - EUA bombardeia Hiroshima. Foto: Internet/Divulgação.

Hoje na História traz nesta terça-feira (06), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 06 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1945, quando os Estados Unidos bombardearam a cidade de Hiroshima, no Japão.

No dia 6 de agosto de 1945, a primeira bomba atômica era lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima. Jogado por um avião B-29 – o Enola Gay -, a bomba apelidada de “Little Boy” causou a morte de 80 mil pessoas e outras 35 mil foram feridas com a explosão. Até o fim do ano, mais 60 mil pessoas morreram devido à efeitos da bomba no local.

1661 – Tratado de Haia devolve terras brasileiras á Portugal
Conhecido como “Paz de Haia”, o tratado assinado entre Portugal e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos em 6 de agosto de 1662, retornou as terras conquistadas pela Holanda no Brasil ao reino de português. Renomeadas de Nova Holanda – ou Brasil Holandês -, o território ao leste da Capitania de Pernambuco, Itamaracá e Paraíba foi ocupado entre 1630 e 1654. Em troca do território brasileiro e a soberania portuguesa na Angola, Portugal cedeu o Ceilão à República Holandesa no tratado.

1945 – Eua bombardeia Hiroshima, no Japão

Na Segunda Guerra Mundial, uma bomba atômica foi lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945. Os estadunidenses tomaram a decisão de utilizar a bomba atômica para evitar que um número maior de mortos, caso os EUA tivesse que invadir o território japonês. Ao carregar normalmente o avião de combate – um B-29 chamado Enola Gay -, os militares norte-americanos inseriram a bomba “Little Boy” no arsenal. A bomba caiu em Hiroshima e apenas 28 mil prédios dos 90 mil existentes na cidade permaneceram em pé depois do bombardeio. Cerca de 80 mil pessoas morreram, outros 35 mil ficaram feridos e, até o fim do ano, mais 60 mil pessoas morreram devido à efeitos da bomba no local.

 

1991 – Primeiro site da internet é lançado 

Criado pelo cientista da computação britânico Tim Berners-Lee, o primeiro site da história da internet foi criado em 6 de agosto de 1991. Trabalhando em um laboratório de física de partículas, o cientista percebeu o quanto era difícil acompanhar os projetos e os sistemas de computadores de milhares de pesquisadores da empresa, visto que, para acessar uma informação, era necessário acessar o computador que a armazenava – o que ás vezes era impossível, já que haviam diversas sedes do laboratório pelo mundo.

Para contornar a situação, em 1989, Berners-Lee apresentou um sistema de gerenciamento de informações de hipertextos para conectar os documentos em diferentes computadores conectados à internet, porém ele não foi aceito de primeira. Apenas no final do ano de 1990, que o cientista conseguiu desenvolver as tecnologias-chave para criar o seu projeto de hipertextos on-line: o HTML – para criar páginas na internet -, o HTTP – um conjunto de regras para transferir dados na web -, os URLs – que seriam os endereços eletrônicos para encontrar uma página ou documento on-line -, além de um navegador básico e um software de servidor de internet para sustentar a sua criação. o site “World Wide Web” foi lançado em 6 de agosto de 1991.

Tim Berners-Lee é o criador do primeiro site da internet. Foto: Internet.
Tim Berners-Lee é o criador do primeiro site da internet. Foto: Internet.

 

2005 – Ocorre o maior assalto a banco do Brasil

Em 6 de agosto de 2005, o Banco Central de Fortaleza sofreu o maior assalto da história do Brasil. Para roubar quase R$ 165 milhões, os ladrões alugaram uma casa há alguns metros da sede do banco e chegaram ao cofre por meio de um túnel de aproximadamente 4 metros. A polícia conseguiu recuperar parte do dinheiro levado e mais de 120 pessoas foram pressas, sendo 37 delas condenadas por estarem envolvidas diretamente no crime. A história completa do roubo foi adaptada pelo cinema em 2011, com o filme “Assalto ao Banco Central”, por Marcos Paulo Simões.

 

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Aniversariantes Hoje na História

Michelle Yeoh: 61 anos, é uma atriz malaia. Há mais de 30 anos na indústria cinematográfica, Michelle foi a primeira atriz asiática a conquista o Oscar de “Melhor Atriz”, em 2023, pelo filme “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”.

Carol Solberg: 36 anos, é uma jogadora de vôlei brasileira. Filha da também jogadora Isabel Salgado, Carol é três vezes campeã do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Tags: Hiroshima, hoje na historia, Primeiro Site da Internet, Tratado de Haia