Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História

img_19156_foto_1.jpg

1904 – Chegava ao fim a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro. O movimento, iniciado no dia 10 do mesmo mês, aconteceu por conta da rejeição popular à vacina obrigatória contra a varíola, projeto proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. Por conta disso, as brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, poderiam entrar nas casas e aplicar a vacina à força. A população, que não tinha plena informação de como seria o processo de aplicação da vacina, depredou lojas, incendiou bondes, quebrou postes e atacou a polícia com pedras, paus e pedaços de ferro. Ao final da revolta, 30 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas.

1938 – Ao pesquisar derivados do ácido lisérgico, o químico suíco Albert Hofmann sintetizou o lysergic acid diethylamide (LSD) pela primeira no dia 16 de novembro de 1938. Sua intenção principal com a síntese era obter um estimulante respiratório e circulatório que não provocasse nenhum efeito no útero.

1945 — Fundação da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Tem o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. O principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, é a criação de escolas em regiões de refugiados.

1955 – É realizada a primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A Feira do Livro de Porto Alegre é um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil. Ela acontece tradicionalmente entre o final do mês de outubro e o meio de novembro em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A Feira é uma das mais antigas do País, seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento. A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 e de 400 mil habitantes. A primeira edição contou com 14 expositores, sendo as bancas criadas pelos carpinteiros da Livraria e Editora Globo. O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.

 

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Tolerância

Dia Nacional de Atenção à Dislexia (Dislexia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura).

Dia do não fumar

Dia do policial federal

 

Aniversariantes

Carla Perez – 40 anos – Carla Aparecida Perez Soares da Silva é uma apresentadora, dançarina e cantora brasileira. Foi durante muito tempo dançarina do grupo “Gera Samba”, que depois passou a se chamar “É o Tchan!”. Nasceu em 16 de novembro de 1977, em Salvador, na Bahia. Em 1998, estreou como atriz no longa “Cinderela Baiana”, filme que conta a trajetória da bailarina e contou ainda com a participação de Alexandre Pires, namorado na época de Carla Perez. Já apresentou o programa “Fantasia”, “Canta e Dança, Minha Gente”, “Band Folia” e os Bastidores do carnaval da Rede TV! É casada com o cantor Xanddy, vocalista do “Harmonia do Samba”

André Gonçalves – 43 anos – É um ator brasileiro que iniciou na carreira artística ainda pequeno, após ser descoberto em uma comunidade carente pelo diretor Roberto Bomtempo, nos anos de 1980. Acumula importantes papéis na TV, no teatro e no cinema. Se destacou na novela “A Próxima Vítima”, exibida pela TV Globo em 1995, protagonizando o primeiro casal homossexual masculino da televisão como o personagem Sandrinho. Participou ainda de inúmeras novelas, entre elas “Vamp”, “Senhora do Destino”, “Alma Gêmea”, “Paraíso Tropical”, “Caminho das Índias”, “Morde e Assopra”, “Amor Eterno Amor”, “Salve Jorge”, “Geração Brasil” e “Império”.

William Bonner – 55 anos – William Bonemer Júnior, é um jornalista, publicitário, escritor brasileiro, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional. Conhecido por apresentar há anos o telejornal “Jornal Nacional”. Nasceu em São Paulo, em 16 de novembro, de 1963. William foi casado com a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, com quem teve três filhos, trigêmeos, Beatriz, Laura e Vinicius, por 26 anos. Na noite de 29 de agosto de 2016, o casal usou as redes sociais para anunciar a separação. Ele se casou com a fisioterapeuta Natasha Dantas em uma cerimônia discreta no último dia 11.