O Hoje na História traz nesta sexta-feira (09), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 09 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1945, quando os Estados Unidos bombardearam a cidade de Nagasaki, no Japão.
No dia 9 de agosto de 1945, a bomba atômica “Fat Man” (Homem Gordo) foi lançada pelos Estados Unidos na cidade de Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. O bombardeiro B-29 Bockscar detonou a “Fat Man” uma altitude de aproximadamente 550 metros sobre a cidade e, apesar de ter uma potência duas vezes maior que a bomba de Hiroshima, os danos causados na cidade foram menores, devido as condições climáticas do dia. Mesmo não atingindo o alvo principal, a bomba explodiu em um vale, perto da cidade, matando 40 mil pessoas e ferindo mais de 25 mil.
1493 – Capela Sistina é inaugurada no Vaticano
Localizada no Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa Católico no Vaticano, a Capela Sistina foi inaugurada em 9 de agosto de 1493. Inspirada no Tempo de Salomão do Antigo Testamento, os afrescos da capela foram pintados por diversos artistas renascentistas, como Michelangelo, Sandro Botticelli, Rafael, entre outros, que decoraram o local com painéis retratando a vida de Cristo, Moisés e outras personalidades da igreja e dos livros sagrados. A capela foi batizada em homenagem ao Papa Sisto IV, o responsável por restaurar a antiga Capela Magna, nos anos de 1477 e 1480.
1945 – EUA bombardeia a cidade de Nagasaki
A bomba atômica “Fat Man” (Homem Gordo) foi lançada pelos Estados Unidos em Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, em 9 de agosto de 1945. Dias após atacar Hiroshima, o bombardeiro B-29 Bockscar detonou a “Fat Man” de uma altitude de 550 metros sobre a cidade e, apesar de ter uma potência duas vezes maior, os danos causados na cidade foram menores, devido as condições climáticas do dia. Dessa forma, o alvo principal não foi atingido, porém a bomba caiu em um vale próximo a cidade, matando 40 mil pessoas e ferindo mais de 25 mil. Mesmo após anos do bombardeio, milhares de pessoas morreram devido a exposição da radiação e/ou doenças relacionadas.
1974 – Nixon renuncia à presidência dos EUA
Em 9 de agosto de 1974, o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, renunciava ao cargo devido aos desdobramentos do ‘Watergate’, um dos maiores escândalos políticos do país. O caso veio à tona no mês de julho de 1972, quando o jornal Washington Post colocou em sua capa um assalto ocorrido na sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate. Após a exposição dessa operação ilegal, uma fonte anônima informou ao jornal que o Presidente Nixon sabia do que estava sendo feito no complexo. Ao ser investigado, pouco tempo antes da votação do impeachment pelo Congresso norte-americano, Nixon anunciou ao povo estadunidense que estava deixando a presidência e só voltou a política cerca de 20 anos depois.
1992 – Seleção Brasileira de Vôlei conquista medalha de ouro
Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, a seleção brasileira de vôlei masculino conquistou a sua primeira medalha de ouro, em 9 de agosto de 1992. O time jogou contra as seleções da Coreia do Sul, Cuba, Rússia, Holanda, Argélia, Japão e Estados Unidos. Na final, novamente contra a Holanda, os brasileiros ganharam por 3 sets a 0. Os pontos que definiram a vitória brasileira foi o saque viagem do jogador Marcelo Negrão, seguido pelo erro de recepção holandês, marcando ponto para o Brasil. Comandados pelo técnico Zé Roberto, a equipe era composta por Maurício, Giovane, Marcelo Negrão, Jorge Edson, Tande, Douglas, Carlão, Paulão, Janelson, Pampa, Talmo, e Amauri.
Datas Comemorativas Hoje na História
- Dia Internacional dos Povos Indígenas
Aniversariantes Hoje na História
Fafá de Belém: 67 anos, é uma cantora brasileira. Sendo uma das principais cantoras da MPB, Fafá possui 30 álbuns de estúdio gravados e mais de 15 milhões de discos vendidos.
Luisa Stefani: 26 anos, é uma tenista brasileira. Ao lado de Laura Pigossi, Luisa conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, trazendo a primeira medalha olímpica para o tênis brasileiro.
Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.