Com recursos naturais que chamam muito a atenção de visitantes, o local que fica no Distrito Industrial, está aberto ao público das 8h às 18h. Dois funcionários da Secretaria da Agricultura e Abastecimento realizam o cultivo de sementes e a plantação de mudas de árvores nativas e ornamentais. Ao todo, o local abriga cerca de 13 mil mudas. Entre as variedades cultivadas estão, por exemplo, Cereja, Guabijú, Erva Mate e Ingá Feijão.
O processo inicia com a coleta das sementes e o seu plantio. O resultado são mudas que serão doadas ou vendidas à comunidade. Interessados podem fazer a encomenda junto à SMAA ao custo médio de R$ 3 reais. Lembrando que o Horto serve como área verde para o Distrito Industrial e para a cidade. Além da área verde, o Horto Municipal possui quatro estufas e sistema de irrigação para a produção das mudas.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, José Carlos Berta Dorneles, relata que no Horto atualmente dois projetos estão em andamento: “Estamos iniciando a produção de Ervas Medicinais, em parceria com a Secretária da Saúde e a Emater. Outra iniciativa é o Resgate da Cultura da Erva Mate que disponibiliza mudas para o plantio em propriedades rurais e escolas, entre outros.
No local, ainda está em fase de finalização a obra da Agroindústria de Vegetais, onde serão produzidas conservas, geleias e produtos vegetais picados e manipulados. “O prédio será entregue em breve para agricultura familiar do município”, explica.
Para mais informações entre em contato com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, localizada na rua Olavo Moraes, 1075, telefone (51) 3671-5379.