Foram reformados 670m² de estufa, o que permitiu a produção de mudas de hortaliças, moranguinho, flores e eucalipto. Em março foram produzidas 30 mil mudas de hortaliças, 3 mil de moranguinho, 30 mil de eucalipto e 15 mil de flores, já no mês de abril foram produzidas 39 mil e 300 mudas de hortaliças, 2 mil de moranguinho e 10 mil de eucalipto.
O horto está à disposição da população, para retirar mudas de flores ou hortaliças é só solicitar uma autorização na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Meio Ambiente. Para as mudas de eucalipto é preciso ser produtor rural, ter o bloco em dia e o comprovante de entrega de embalagens de agrotóxico, a quantidade de mudas disponibilizadas pode chegar a 1.500 por produtor.
Uma novidade é a compra de uma máquina para produção de substrato, que está sendo providenciada, onde galhos e matéria orgânica podem ser reaproveitados, diminuindo custos e aumentando a produção, eficiência e qualidade das mudas produzidas.
Os técnicos agropecuários responsáveis pelo Horto, Vanderlei Binkowski, e Juliano Dostatny, dizem estar felizes com os resultados, pois superaram as dificuldades iniciais como a falta de estrutura e material necessários, conseguindo produzir e deixar novamente o horto de portas abertas e prestando o auxilio que a comunidade precisa, não só no fornecimento de mudas, mas na assistência técnica em todas as áreas desde a produção de hortaliças, fruticultura até como participar dos programas PAA e PNAE, que são programas de aquisição de alimentos.
O produtor interessado em receber as mudas, necessitar de assistência técnica ou quiser participar dos programas pode entrar em contato na Secretaria ou pelos telefones: 97335231-99913056.
Dando continuidade aos trabalhos, sempre em busca de crescimento, diversificação e qualidade de vida para os agricultores, os responsáveis pelo horto esperam dobrar a produção e ampliar os serviços e orientações prestados.