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Hospital de Camaquã diz estar preparado para receber leitos de UTI

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O Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) em nota, afirma estar preparado para receber os 10 leitos de UTI oriundos do Governo do RS. De acordo com HNSA, além da dos leitos UTI Covid-19, o hospital está habilitado para receber 20 leitos clínicos de retaguarda e na pré triagem junto ao Pronto Socorro desde o dia 3 de abril.

Conforme nota, a empresa Improve foi contratada pelo hospital para efetuar a gestão de equipes clínicas.

Empresa contratada

Em nota, o HNSA afirmou ter contratado a empresa Improve, um prestado de serviço de consultoria e gerenciamento de equipes e processos. Eles aplicam os conceitos da medicina hospitalar, tendo como foco o aperfeiçoamento do cuidado aos pacientes hospitalizados.

Confira nota na íntegra

O HNSA está preparado e habilitado para 10 leitos UTI covid-19, 20 leitos clínicos de retaguarda e na pré triagem junto ao Pronto Socorro, desde o dia 03/04.

Para isso se tornar realidade, investimos na estrutura física da UTI, do Pronto Socorro e na qualificação da equipe assistencial.

Contratamos a IMPROVE – Foco no Paciente, empresa com atuação há 11 anos no mercado e ampla experiência em gestão de equipes clínicas, implementação de modelos médicos assistenciais baseado em preceitos da medicina hospitalar e lean healthcare e implementação e gestão de indicadores e protocolos assistenciais. Atua com equipes formadas por médicos, enfermeiros e engenheiros de produção com a finalidade de otimizar fluxos e processos, gerando um cuidado mais adequado, com redução de desperdícios, fazendo com que o cuidado correto chegue ao paciente certo. Isso gera benefício ao paciente, instituição hospitalar, mas também, a todos os profissionais envolvidos na linha de cuidados, com organização dos fluxos, processos e protocolos relacionados a linha de cuidado ao paciente com suspeita de COVID-19.

Com uma visão de melhorar a qualidade do cuidado e entendendo se tratar a pandemia de uma condição dinâmica, implementamos medidas que visam garantir uma assistência adequada aos pacientes, bem como a segurança dos profissionais e demais pacientes não respiratórios que adentram a instituição. Dito isso, todo desenho do fluxo do paciente COVID, processos envolvidos na assistência e protocolo assistencial visam atender melhor a este paciente, de forma mais segura para todos.

Isso sem dúvida envolve algum desconforto, pois há uma nova situação que ninguém estava acostumado. Entendemos isso! No entanto, para o cuidado do paciente COVID, algumas premissas devem ser seguidas, como por exemplo a segregação de fluxos entre pacientes respiratórios e não respiratórios, uso correto dos EPI´s preconizados, protocolos que auxiliem os profissionais a uma tomada de decisão mais assertiva. Isso gera necessidade de revisão de práticas outrora realizadas e que, em um primeiro momento, muitas vezes nos tiram da zona de conforto. Tal fato é normal, e precisa ser superado com trabalho em equipe e capacitação de todos. Sem dúvida, todo o esforço do HNSA, IMPROVE e PROMED são para qualificar a assistência na instituição e assegurar a segurança dos profissionais que nela trabalham.

Em relação às implementações estas são dinâmicas, assim como a pandemia. Assim, todo protocolo, fluxo ou processo é passível de revisão e de uma construção conjunta com eventuais sugestões e apontamentos feitos por quem está diariamente atendendo na linha de frente.

Contamos com todos vocês e nos colocamos a disposição!