Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hospital de Camaquã será referência de Oftalmologia para as regiões Costa Doce e Carbonífera

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dois ambulatórios de especialidades em oftalmologia no Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã foram anunciados, nesta sexta-feira, (30/09), pela Secretária da Saúde, Arita Bergmann. O Governo do Estado vai destinar R$ 840 mil por ano para cada um dos ambulatórios, por meio do Programa Assistir, e os novos serviços funcionarão como referência para as regiões Costa Doce e Carbonífera do Estado. Estão previstas 240 consultas e 100 cirurgias mensais e a previsão de início das atividades é para a segunda quinzena de outubro.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Um dos ambulatórios será direcionado para atendimento de pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), um agravo que afeta a população idosa, levando à perda progressiva da visão.

“Esta é uma demanda histórica nesta região e 19 municípios serão referenciados para estes novos ambulatórios”, afirmou a secretária Arita. Ela ressaltou a importância de serviços para essa área. “Nós ampliamos muito a capacidade de atendimento com a implementação do programa Assistir e resolvemos este problema crônico”.

Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui 

Camaquã é o sexto município a ser contemplado com ambulatórios do Programa Assistir em todo o Estado.

O diretor médico do Grupo Oftalmo Pampa, Marcelo Teixeira, responsável pelo novo serviço no HNSA, explica que essa doença que acomete rapidamente a visão, degenera a retina e se não tratada com brevidade o paciente não tem chance de melhora.

“Essa agilidade com que o Estado criou o serviço que vai proporcionar um atendimento em todas as etapas é sensacional para o paciente”, comemorou o médico. “O paciente atendido já poderá, através da logística do próprio ambulatório, ser tratado em um prazo de cinco a 10 dias”, concluiu.

Também participaram do anúncio, o diretor-presidente do hospital, Márcio Silva, e o secretário municipal de Saúde, Luciano Dias, representando o Prefeito Ivo de Lima Ferreira.

Unidade de Saúde

A equipe da Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos), Integrante da Rede Bem Cuidar (RBC-RS), recebeu jaquetas e coletes de identificação para as atividades na atenção primária à saúde em Camaquã. A RBC/RS é uma estratégia que busca qualificar as ações de saúde prestadas à população, a partir de um olhar atento às suas necessidades. O processo se dá de forma dialogada com a comunidade atendida pela equipe Bem Cuidar visando à prevenção e promoção da saúde, com foco no envelhecimento saudável.