Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Durante a campanha junho vermelho, o Hospital Nossa Senhora Aparecida realiza uma ação em busca de abastecer o estoque de sangue. A atividade ocorre até às 18h.
Em entrevista com a nossa reportagem, a enfermeira do local salientou a importância dos voluntários realizarem a doação também durante o ano: “no final do ano e carnaval são épocas que o estoque está baixo”, afirma. O repórter Valério Weege conversou com o doador Paulo que contou que tem hábito de doar: “meu sangue do tipo o-, é um tipo raro e essa ação ajuda muitas pessoas”, afirma.
As doações podem ser feitas na segunda-feira entre às 8h às 12h e 13h às 16h de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h. Aos sábados as doações podem ser realizadas das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3671-7900.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos.
O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Quem pode doar:
Requisitos básicos para doação:
– Estar em boas condições gerais de saúde;
– Estar descansado;
– Ter entre 16* e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade;
– Pesar mais de 50kg;
– Estar alimentado. É importante ter feito uma alimentação saudável antes da doação, por isso evite alimentos gordurosos e, após o almoço, aguarde 2 horas para doar;
– Portar documento oficial com foto;
– Respeitar o intervalo mínimo entre as doações;
– Manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
Quem não pode doar sangue:
– Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69* anos;
– Pesar menos que 50 kg;
– Estiver com anemia no teste realizado antes da doação;
– Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
– Estiver com febre no dia da doação;
– Estiver grávida;
– Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
*O limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto.