Categories: Justiça

Idade mínima para laqueadura e vasectomia será julgada hoje

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (12) o julgamento de uma ação que pode alterar a idade mínima para a realização de laqueadura e vasectomia no Brasil. A ação, proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), questiona a lei atual (de 2022), que exige idade mínima de 21 anos ou dois filhos vivos para a esterilização voluntária.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

A lei atual estabelece que, para realizar laqueadura ou vasectomia, a pessoa deve ter, no mínimo, 21 anos ou dois filhos vivos, além de capacidade civil plena. No entanto, o PSB argumenta que, na prática, alguns médicos interpretam a lei de forma restritiva, exigindo ambas as condições (21 anos e dois filhos vivos).

O PSB defende que a idade mínima para a esterilização voluntária seja reduzida para 18 anos, alegando que as exigências atuais violam direitos fundamentais, contrariam tratados internacionais e divergem de legislações estrangeiras. O partido argumenta que a imposição de condições pelo Estado para decisões sobre a vida reprodutiva fere princípios como a dignidade da pessoa humana, a liberdade de escolha e o planejamento familiar.

Idade mínima para laqueadura e vasectomia começou a ser julgada no ano passado

O julgamento foi iniciado em novembro de 2024, com os votos dos ministros Nunes Marques (relator) e Flávio Dino, ambos favoráveis à manutenção das regras atuais. O ministro Cristiano Zanin, que havia pedido vista (mais tempo para análise), será o primeiro a votar na sessão desta quarta-feira.

A lei atual permite a esterilização voluntária em pessoas que não cumprem os requisitos, mas que apresentem questões de saúde ou genética que possam afetar sua vida ou a de futuros filhos. Também é exigido um prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico. O Conselho Federal de Medicina (CFM) ressalta que, independentemente da legislação, os médicos têm autonomia para se recusar a realizar o procedimento.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

22 minutos ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

2 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

3 horas ago

Atraso no IPVA: entenda os riscos e prejuízos para o motorista

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…

3 horas ago

Dia do Trabalhador: veja como será o funcionamento dos serviços estaduais no feriado

Confira as alterações no funcionamento dos serviços

4 horas ago

This website uses cookies.