O IFSul divulgou nesta quarta-feira (4) o edital 192/2023, com a oferta de 630 vagas para cursos superiores à distância, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As oportunidades são para as licenciaturas em História, Letras Português-inglês e suas respectivas literaturas, Matemática e Pedagogia. O início das aulas está previsto para o mês de novembro e as inscrições devem ser feitas presencialmente nos polos de apoio, de acordo com os horários indicados no edital, até o dia 19 de outubro de 2023.
>> Confira as informações completas no edital 192/2023
Seguindo a legislação vigente para os cursos Ead, os componentes curriculares à distância contarão com momentos presenciais, realizados com mediação do/a tutor/a presencial. Esses momentos serão definidos nos planos de ensino. As atividades presenciais acontecem nos polos de apoio, nos quais os candidatos se inscreveram, em Agudo, Balneário Pinhal, Camargo, Candelária, Canguçu, Cerro Largo, Constantina, Encruzilhada do Sul, Nonoai, Novo Hamburgo, Panambi, Passo Fundo, Picada Café, Rosário do Sul, Santiago, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São José do Norte, Sapiranga, Sarandi, Seberi, Tapejara, Venâncio Aires e Vila Flores.
De acordo com o chefe do Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias do IFSul, Jander Monks, o objetivo dos polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos estudantes nas questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras. “Um ponto a ser destacado é o acesso à internet, que em vários lugares ainda é precário. O polo auxilia neste aspecto e disponibiliza tutores presenciais para ajudar os estudantes nas diferentes atividades pedagógicas ofertadas ao longo do curso”, explica.
Processo Seletivo
O Processo Seletivo para ingresso nos cursos utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas finais obtidas no terceiro ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática; ou poderá ser utilizado também as notas únicas de Linguagens e Matemática das edições do ENEM ou ENCCEJA, conforme o documento do candidato anexado no momento da inscrição.
O processo reserva metade das vagas para egressos de escolas públicas, ou seja, para os candidatos que tiverem cursado, no Sistema Público de Ensino, a totalidade do Ensino Médio. Dentro dessas cotas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. As orientações detalhadas sobre o sistema de ingresso constam no edital.
Dúvidas ou mais informações devem ser esclarecidas no polo da oferta dos cursos, cujos endereços e contatos estão no edital, ou pelo e-mail [email protected] ou [email protected].
Texto: IFSul/RS