Uma família moradora da localidade de Chácara Velha, no interior de Camaquã, viveu momentos de aflição, ao presenciar um cão com fortes dores após ataque de um ouriço. O cão ficou com a boca cheia de espinhos, inclusive na parte interna.
Foi necessária a intervenção do agricultor, que com muita calma, utilizou um alicate para subtrair os espinhos. O animal precisou ser sedado para que houvesse a realização do procedimento.
Os ouriços são mamíferos que gostam de viver em árvores e estão presentes em zonas rurais e áreas de mata, eles costumam sair à noite de seus esconderijos em busca de alimento. Por isso é muito comum que os donos de animais que vivem em sítios, fazendas ou próximos de muita vegetação, vez ou outra, sejam surpreendidos com este tipo de acidente.
Em casos deste tipo, é necessário solicitar a presença de um veterinário, para que sejam retirados todos os espinhos. É normal que o profissional precise sedar o cão, após acalmar o animal.
O melhor mesmo é não tentar tirar em casa, mas se não houver outra solução, tome muito cuidado e use um alicate. Segure firmemente o espinho e puxe de uma única vez, cuidando para não quebrar e ficar preso na pele do animal. Após a retirada, ocorrerão sangramentos, mas nada de grave, basta pressionar com um pano limpo por alguns minutos.
Assista ao vídeo que mostra a retirada dos espinhos na manhã de hoje: