Search
[adsforwp-group id="156022"]

Império Camaquense terá a Africa como enredo

img_2363_foto_1.jpg

O Carnaval de rua em Camaquã, promete muitas surpresas neste ano de 2013 em Camaquã.

A escolha da Rainha e Princesa acontece no dia 05 de fevereiro, às 19h, na Praça Zeca Netto, quando o prefeito João Carlos Machado fará a entrega da chave da cidade ao Rei Momo.

No dia 02 de março, sábado, às 21h, será o desfile de rua de três escolas – Associação Recreativa Cultural e Carnavalesca Explosão do Samba, Associação Recreativa e Carnavalesca Unidos da Vila e Escola de Samba Império Camaquense.

A Império busca o bicampeonato e começou os ensaios no início de janeiro, no barracão, que fica na Avenida Presidente Vargas, em frente à Escola Francisco Luiz. O tema da Império deste ano é “Das entranhas da mãe África a Império vê nascer um sonho de liberdade”. “Vamos fazer uma fantasia bonita do negro saindo da áfrica e chegando ao Brasil, Vila Bom Sucesso”, diz o presidente, Cleber de Quevedo Faria, 49 anos.

O enredo tem a ver com todo trabalho que a diretoria da Escola de Samba tem realizado no sentido de despertar a consciência negra. “Na região o preconceito é muito forte, mas ninguém assume”, afirma. O avô dele, Análio Rodrigues Quevedo, nasceu no ano da promulgação da Lei do Ventre Livre, em São Lourenço, fazenda dos Quevedos- por isso o nome “de Quevedo”, e morreu aos 114 anos. ”Da liberdade, os negros seguiram sem eira ou beira”, diz.

A Império existe há 32 anos, e Cleber, desde que assumiu, está decidido a resgatar o carnaval de Camaquã. No ano passado, desfilaram com 340 componentes, e, este ano, querem dobrar o número. Serão seis alegorias, contando o tema, sete alas e a comissão de frente. Integram a bateria 35, regidos pelo mestre Vaguinho – Vagner Barbosa, 27, que no ano passado foi interprete. A letra deste ano é de autoria de Guaraci e Maximiliano Padilha- pai e filho.