O vice-governador Beto Grill participou nesta terça-feira (13), em Pelotas, de reunião da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Quarai. Na pauta do encontro, foram debatidos diversos assuntos, dentre eles, a hidrovia Lagoa Mirim, Hidroenergia, Segunda Ponte do Rio Jaguarão, Habitação Popular e o projeto de defesa do aqüífero Guarani e Lagoa Mirim.
Grill abriu o encontro que ocorreu na Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim e teve a presença de representantes dos governos uruguaio e brasileiro falando da importância de integração entre os dois países. “A fronteira não nos divide, nos aproxima”, ressaltou o vice-governador.
Disse ainda que o Estado quer combater as desigualdades regionais e por isso busca apoiar todos os processos que promovam a mudança regional como a geração de emprego e renda e a utilização de fontes de energias renováveis. Ainda durante o encontro, a comissão mista apresentou os resultados das últimas reuniões e o andamento do projeto de saneamento Aceguá (Brasil) – Aceguá (Uruguai), além do estudo limnologico da Lagoa Mirim.
De acordo com os representantes dos dois países, um passo importante foi dado para a implantação da hidrovia. Foi realizada a licitação para desenvolver estudo de impacto econômico. A empresa vencedora foi a Ecoplan, e o Departamento Nacional de Infreaestrutura (Dnit), tem cinco dias para autorizar o inicio do projeto. O estudo vai determinar sobre a dragagem do canal para tornar navegável a Lagoa Mirim nos dois países.
A Comissão Mista é composta por uma Seção Brasileira e uma Delegação Uruguaia e foi criada em 1963 para viabilizar estudos, planos e projetos de obras e serviços relacionados ao desenvolvimento sócio-econômico da região de influência da Lagoa Mirim, estando vinculada ao Ministério da Integração Nacional desde 2002, quando foi instituído seu regimento interno. A Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim corresponde a uma superfície de aproximadamente 62.250 quilômetros quadrados, dos quais 29.250 km2 (47%) em território brasileiro, constituindo uma bacia transfronteiriça. No lado brasileiro, envolve 27 municípios, abrangendo cerca de 35% da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul..
A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim é responsável, também, pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica e de Qualidade da Água do lado brasileiro da Bacia da Lagoa Mirim.