Implantação da hidrovia Uruguai-Brasil é debatida em Pelotas

O vice-governador Beto Grill participou nesta terça-feira (13), em Pelotas, de reunião da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Quarai. Na pauta do encontro, foram debatidos diversos assuntos, dentre eles, a hidrovia Lagoa Mirim, Hidroenergia, Segunda Ponte do Rio Jaguarão, Habitação Popular e o projeto de defesa do aqüífero Guarani e Lagoa Mirim. 

Grill abriu o encontro que ocorreu na Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim e teve a presença de representantes dos governos uruguaio e brasileiro falando da importância de integração entre os dois países. “A fronteira não nos divide, nos aproxima”, ressaltou o vice-governador. 

Disse ainda que o Estado quer combater as desigualdades regionais e por isso busca apoiar todos os processos que promovam a mudança regional como a geração de emprego e renda e a utilização de fontes de energias renováveis. Ainda durante o encontro, a comissão mista apresentou os resultados das últimas reuniões e o andamento do projeto de saneamento Aceguá (Brasil) – Aceguá (Uruguai), além do estudo limnologico da Lagoa Mirim. 

De acordo com os representantes dos dois países, um passo importante foi dado para a implantação da hidrovia. Foi realizada a licitação para desenvolver estudo de impacto econômico. A empresa vencedora foi a Ecoplan, e o Departamento Nacional de Infreaestrutura (Dnit), tem cinco dias para autorizar o inicio do projeto. O estudo vai determinar sobre a dragagem do canal para tornar navegável a Lagoa Mirim nos dois países. 

A Comissão Mista é composta por uma Seção Brasileira e uma Delegação Uruguaia e foi criada em 1963 para viabilizar estudos, planos e projetos de obras e serviços relacionados ao desenvolvimento sócio-econômico da região de influência da Lagoa Mirim, estando vinculada ao Ministério da Integração Nacional desde 2002, quando foi instituído seu regimento interno. A Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim corresponde a uma superfície de aproximadamente 62.250 quilômetros quadrados, dos quais 29.250 km2 (47%) em território brasileiro, constituindo uma bacia transfronteiriça. No lado brasileiro, envolve 27 municípios, abrangendo cerca de 35% da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul.. 

A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim é responsável, também, pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica e de Qualidade da Água do lado brasileiro da Bacia da Lagoa Mirim.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Prisão de suspeito de abuso infantil revela rede de crimes que atingiu dezenas de vítimas

Delegado detalha como criminoso manipulava e ameaçava menores por anos, com vítimas em vários estados

2 horas ago

Homem fica ferido após ataque de puma no RS

Cães conseguiram evitar que o ataque fosse ainda pior

2 horas ago

Polícia investiga gravações em banheiros femininos no RS

Investigadores encontraram imagens feitas pelo suspeito

2 horas ago

Lei Aldir Blanc: Camaquã convoca setor cultural para oitiva

O encontro está marcado para o dia 13 de maio

3 horas ago

Após derrota, Vélez Camaquã foca agora na próxima partida

Depois de goleada para o Atlântico, o foco agora é contra o São José

3 horas ago

Chuvas e temporais: confira como será a semana no Rio Grande do Sul

MetSul Meteorologia alerta que calor intenso antecederá dias chuvosos em em algumas regiões de risco

3 horas ago

This website uses cookies.