No domingo (6), ocorrerá a implosão do antigo prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na Avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. O edifício foi atingido por um grande incêndio em junho do ano passado.
Na manhã desta sexta-feira (04), o engenheiro da FBI demolidora, Manoel Jorge, concedeu entrevista para a Acústica FM. A empresa será responsável pelo processo de implosão. Durante a conversa o profissional destaca como será o procedimento, os estudos necessários e os cuidados para a segurança do entorno.
A empresa atua na área de demolição desde 1986, com uma vasta experiência no setor. Neste caso específico, o engenheiro destaca que a implosão tem como objetivo resolver um impacto urbano oriundo de uma tragédia que mexe com muitas emoções de famílias e servidores públicos.
O engenheiro detalha como funciona a implosão em área urbana.
“Neste caso o grau de dificuldade é em relação a estrutura em si, a partir do instante que ela sofreu um colapso, e contém na sua estrutura remanescente uma série de outras estruturas em equilíbrio estável. Tivemos decisões difíceis a serem tomadas pela forma dos 200kg de explosivos fossem colocados nas perfurações realizadas nos últimos dias”, afirma.
A implosão ocorrerá às 09h deste domingo. Durante o processo o trânsito sofrerá algumas modificações. Confira:
Bloqueios e rotas para quem se desloca em direção ao centro de Porto Alegre:
BR 290 (Freeway) sentido litoral – Porto Alegre
-usar a saída para a Avenida João Moreira Maciel.
BR 290 (antiga ponte do Guaíba) sentido Guaíba – Porto Alegre
-usar a saída para a Sertório.
BR 290 (ponte nova do Guaíba) sentido Guaíba – Porto Alegre
-usar a saída sentido litoral e acessar a BR 116 em direção a Porto Alegre.
Veja a entrevista na íntegra: