Search
Economia

Imposto de Renda 2025: Receita Federal libera declaração pré-preenchida integralmente

Saiba como acessar a ferramenta e evitar a malha fina

A Receita Federal liberou nesta terça-feira (1º) a integralidade da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025. A primeira etapa do processo já havia sido disponibilizada em 17 de março. Segundo o Fisco, questões técnicas e operacionais atrasaram a integração total dos dados.

Imposto de Renda 2025: Receita Federal libera declaração pré-preenchida integralmente
Foto: Gil Martins/Rádio Acústica FM

Imposto de Renda 2025: a partir de hoje, os contribuintes terão acesso às seguintes informações pré-preenchidas:

  • Contribuições para previdência privada;
  • Atualização do saldo de conta bancária e poupança;
  • Atualização do saldo de fundos de investimento;
  • Imóveis adquiridos no ano-calendário;
  • Doações efetuadas no ano-calendário;
  • Informações de criptoativos;
  • Conta bancária/poupança ainda não declarada;
  • Fundo de investimento ainda não declarado;
  • Contas bancárias no exterior.

Esses dados se somam às informações já disponíveis desde 17 de março, como dados da declaração anterior, rendimentos e pagamentos informados por fontes pagadoras (DIRF, DIMOB, DMED e Carnê-Leão Web) e rendimentos isentos por doença grave.

A declaração pré-preenchida é gerada com base em dados fornecidos pelos contribuintes no ano anterior e informes de rendimentos enviados por fontes pagadoras. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações até o fim do prazo, em 30 de maio. Em 2024, 41,5% das declarações foram enviadas por meio da declaração pré-preenchida.

Para utilizar a declaração pré-preenchida, o contribuinte deve acessar o programa do Imposto de Renda 2025 ou a plataforma e-CAC com conta gov.br (nível Prata ou Ouro) e selecionar a opção correspondente.

A Receita Federal mantém a prioridade na restituição para quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar pelo recebimento via Pix, além das prioridades legais (idosos, deficientes, portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério).

Contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo estarão sujeitos a multa, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Tags: 2025, Brasil, Declaração, Economia, Imposto de renda, pré-preenchida