emprego

Instalação de indústria têxtil deve ampliar empregos formais para mulheres em Camaquã

Embora as vagas não sejam exclusivas para mulheres, todas as inscritas no treinamento que iniciou nesta terça-feira (26) são do público feminino

A indústria têxtil do Grupo Crisdu, de Igrejinha, iniciou nesta terça-feira (26) um programa de capacitação em Camaquã. O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação em parceria com a empresa, ocorre no Centro Social Urbano e marca o primeiro passo para a instalação de uma unidade da companhia no município.

Instalação de indústria têxtil deve ampliar empregos para mulheres em Camaquã. Foto: Alice Campos/Rádio Acústica FM.
Instalação de indústria têxtil deve ampliar empregos para mulheres em Camaquã. Foto: Alice Campos/Rádio Acústica FM.

Segundo o secretário Clayton Dworzecki, a previsão é que a indústria comece a operar até o fim de setembro em um prédio locado próximo a avenida José Loureiro da Silva. Inicialmente, a produção local ficará responsável pela etapa final de confecção das peças de moda íntima, mas a expectativa é de expansão gradual.

O Grupo Crisdu é dono de marcas como Romance e Favorita, possui forte atuação no Rio Grande do Sul e exporta para países da América Latina e Europa.

Empregos voltados ao público feminino

Embora as vagas não sejam exclusivas para mulheres, todas as inscritas no treinamento são do público feminino. “São mulheres que não encontram espaço no mercado de trabalho, onde geralmente os homens do grupo familiar já estão inseridos. É uma forma de reinserir essas mulheres no mercado formal”, afirmou o secretário em entrevista à Rádio Acústica FM. A vagas serão para carteira assinada e todos os direitos garantidos.

O curso registrou 120 inscrições nos primeiros dias e organiza turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, cada uma com dez participantes. A expectativa é que parte destas mulheres seja contratada pela empresa ao final do treinamento.

Expansão gradual prevista

De acordo com o secretário, a unidade de Camaquã deve gerar inicialmente 60 empregos diretos, com previsão de aumento de cerca de 10% ao ano. Representantes da indústria acompanham o processo de formação, visando alinhar as práticas locais ao padrão da matriz.

Atração de investimentos

A negociação para trazer a indústria a Camaquã começou em fevereiro, quando uma comitiva do município visitou a sede do Grupo Crisdu, em Igrejinha. Meses depois, a empresa oficializou pedido de incentivos para instalação da nova unidade. A iniciativa integra o plano da atual gestão municipal de atrair investimentos e ampliar a oferta de empregos formais.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Entrevista com o secretário está disponível no YouTube da Rádio Acústica FM

 

Tags: Camaquã, Grupo Crisdu, indústria