Uma equipe de limpeza da Secretaria de Infraestrutura – SMI concentrou esforços em limpar as laterais da Sanga do Passinho e do canal paralelo a BR – 116, na última semana. O trabalho que teve início no sábado (24) e foi finalizado na sexta-feira (29), retirou do local mais de 40 caçambas de entulhos, cerca de cinco mil quilos.
De acordo Alcides Vieira, responsável pela equipe de limpeza, foram encontrados materiais de diversos tipos, como sofás, colchões, madeiras e plásticos. Vieira destaca o risco que materiais descartados em via pública representam a comunidade, não apenas como possível foco de criação de mosquitos, mas como fator determinante para alagamentos. “Esses materiais não vieram para cá sozinhos, cada um é responsável pelo seu lixo e deve descartar no lugar apropriado, como o aterro sanitário”, afirma.
Conforme o secretário adjunto da pasta João Nedy Soares, desde o final do ano passado, a retirada de entulhos foi intensificada, mas ainda é necessário que a comunidade colabore. “Estamos nos esforçando para manter a cidade limpa e bonita, mas em determinados locais o lixo é descartado logo após a retirada, isso dificulta o trabalho”.