As inscrições para ingresso em escolas das redes públicas em 2013 podem ser feitas desde terça-feira (16), no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O endereço é www.educacao.rs.gov.br, link: Matrícula na Escola Pública. Devem se inscrever os candidatos a ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Politécnico, na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, na Educação Profissional Subsequente, no Curso Normal e Aproveitamento de Estudos do Curso Normal. As inscrições vão até o dia 31 de outubro. As matrículas dos designados acontecerão entre os dias 3 e 11 de janeiro de 2013.
Os alunos já matriculados nas escolas estaduais deverão efetuar a rematrícula até o dia 31 de outubro, diretamente na escola onde estudam. O procedimento deverá ser feito pelo próprio aluno, quando maior de 18 anos, ou pelos responsáveis.
A coordenadora da Demanda Escolar da Seduc, Marsia Sulzbacher, chama a atenção para a importância da família e da escola incentivarem estudantes que concluem o Ensino Fundamental a se inscreverem no Ensino Médio: “Cerca de 75 mil jovens em idade de cursar o Ensino Médio estão fora da escola no Rio Grande do Sul. Temos que mudar esta realidade e, para que isso ocorra, é importante a atuação da família e da escola, motivando e auxiliando os estudantes a se inscreverem no 1º ano do Ensino Médio”, conclui a coordenadora.
Marsia alerta também para o correto preenchimento dos campos do formulário de inscrição, a fim de evitar problemas no momento da designação da escola e da matrícula. As informações para o preenchimento adequado do formulário de inscrição encontram-se no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br).
Para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deve ter seis anos completos até 31 de março de 2013. Havendo mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis na escola, a classificação será feita mediante a aplicação do critério de zoneamento da escola, com prioridade para os candidatos de menor idade.
No 1º ano do Ensino Médio Politécnico terá prioridade a ordem de preferência de escolha da escola pelo candidato e o critério de menor idade, quando o número de candidatos for superior ao número de vagas. A classificação dos inscritos para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e para o Curso Normal ocorrerá por meio de sorteio quando o número de candidatos for superior ao número de vagas. Para concorrer à vaga nas duas últimas modalidades (Normal e Técnico), o candidato deverá indicá-la no Formulário de Inscrição como primeira opção. As demais indicações deverão ser de escolas que oferecem Ensino Médio Politécnico.
Subsequente (Pós Médio)
Candidatos com Ensino Médio completo podem se inscrever para Educação Profissional Subsequente (cursos técnicos) e para Aproveitamento de Estudos do Curso Normal. Nestes casos, a classificação se dará por meio de sorteio ou prova, conforme previsto no regimento da escola, e quando o número de candidatos for superior ao número de vagas. O candidato deverá colocar uma única opção de escola.
Nos municípios com Central de Matrículas, o calendário de inscrição é valido, também, para a rede municipal. As cidades com Central de Matrícula são Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Caxias, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Viamão, Santa Maria e São Leopoldo.
Serviço
O que: Inscrições para ingresso na escola pública.
Período: entre 16 e 31 de outubro,
Onde: no site: www.educacao.rs.gov.br.