Search
[adsforwp-group id="156022"]

Instabilidade avança com chuva forte e granizo no RS

img_8425_foto_1.jpg

Células de chuva forte e temporal, inclusive com granizo, passaram pelo Rio Grande do Sul entre o fim da tarde de quarta-feira e a madrugada de quinta. A região Norte foi atingida primeiro por granizo intenso, que deixou a paisagem branca em Não-Me-Toque. Granizo que avançou até a Região Metropolitana e foi registrado em quantidade menor, mas ainda forte, em Alvorada e Canoas. A zona Norte de Porto Alegre teve chuva intensa, enquanto outros pontos da cidade tiveram apenas precipitação leve.

Uma frente semi-estacionária associada a centro de baixa pressão atua sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, ainda trazendo instabilidade. Muitas nuvens cobrem o Estado ao longo do dia e chove desde cedo em diversas localidades. Há alerta para chuva localmente forte nesta quinta, especialmente em cidades do Norte do Estado.

A MetSul adverte também para a possibilidade de temporais isolados de vento e, principalmente, granizo. Apesar da instabilidade podem ocorrer períodos com melhoria e aberturas de sol em diferentes de sol. O dia será úmido, porém não frio. Nevoeiro e neblina, sobretudo no Oeste e Sul.

Em Camaquã, as temperaturas variam entre 14º e 18ºC. As mínimas rondam os 8°C em Santana do Livramento e os 9°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 20°C.

Mais de vinte cidades do Paraná foram atingidas por temporais de vento e, sobretudo, granizo na tarde e noite da terça-feira por conta de então frente fria que se tornou semi-estacionária sobre o Sul do Brasil. As pedras de granizo chegaram a romper a janela da cabine de comando de uma aeronave da Latam em voo para Porto Alegre que alternou, por segurança, para São Paulo.

Este sistema voltou a se intensificar no fim da tarde e à noite sobre Santa Catarina e o Norte do Rio Grande do Sul e avançou para Sul. Várias cidades do Norte gaúcho tiveram granizo com destelhamentos e danos em lavouras. Em Não-Me-Toque supercélula trouxe imensa quantidade de gelo e o granizo acumulou nas ruas em cenário que mais parecia o de uma nevasca.

Ar mais quente ingressando no Sul do país a partir de corrente de jato de baixos níveis traz a alimentação de energia para a formação dos temporais que prosseguem. A MetSul alerta que os volumes de chuva podem ser bastante altos em parte do Estado, particularmente na Metade Norte, para onde o modelo numérico WRF indicava de 100 mm a 150 mm.