Search
[adsforwp-group id="156022"]
Educação

Saiba quais instituições federais retomam as aulas na próxima semana

Expectativa é de que normalização inicie a partir de segunda-feira (20)
IFSul abre processo seletivo complementar em Venâncio Aires.
Foto: Ilustração/Divulgação

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta de aumento de 13,3% a 31% até 2026. No entanto, os aumentos só começariam em 2025 e nem todas confirmaram o retorno das aulas.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Os índices de reajustes deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), essa é a última oferta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) aos professores de ensino superior.

No Rio Grande do Sul, algumas universidades e alguns campus do IFSul, anunciaram o retorno das atividades na próxima semana. No entanto, não são todos os centros do estado que confirmaram o retorno.

Até o início da manhã desta quinta-feira (16), o campus Camaquã do IFSul ainda não havia confirmado oficialmente o retorno de suas atividades.

Aulas presenciais retornam em grande parte das universidades na próxima semana:

Segunda-feira (20/05): UFRGS, PUCRS, UERGS, UFSM (sede e Cachoeira do Sul), UNIPAMPA, UNIRITTER, UNISINOS, UCS, UNIVATES, FACCAT, FEEVALE, IFRS (campi Bento Gonçalves, Feliz, Osório, Rio Grande, Rolante, Viamão e Caxias do Sul) e IFFAR (São Vicente do Sul).

Outras instituições ainda definem o retorno:

Suspensão prorrogada: UFCSPA (até 02/06), UFPel (até 01/06), IFRS (Alvorada – até 24/05).

Sem previsão de retorno: FURG e IFRS (campi Canoas e Porto Alegre).

Tags: Camaquã, Educação, IFSul, Região, Rio Grande do Sul