O calendário do IPVA 2025 no Rio Grande do Sul passou por uma alteração significativa, visando simplificar o processo de pagamento e facilitar o planejamento dos proprietários de veículos. Pela primeira vez, o vencimento do imposto foi unificado para todos os contribuintes, independentemente do final da placa do veículo.

Uma única data foi definida para o vencimento do IPVA 2025 para todos os veículos
Agora, o prazo final para quitar o IPVA é 30 de abril, eliminando as datas escalonadas que tradicionalmente variavam ao longo do mês.
Quem optar por não parcelar ou antecipar o pagamento deve cumprir esse prazo, sob pena de multas e juros. O atraso no pagamento resulta em multa diária de 0,334%, limitada a 20% do valor total, além de encargos de juros. Caso o débito não seja regularizado em mais de dois meses, o nome do contribuinte pode ser inscrito na Dívida Ativa, podendo levar à apreensão do veículo em circulação, além de custos adicionais com multas, guincho e depósito no Detran.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Os motoristas que quitarem o IPVA 2025 até o vencimento podem aproveitar descontos de até 20%, por meio dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. O benefício do Bom Motorista oferece até 15% de desconto para quem estiver há três anos sem infrações de trânsito, enquanto o Bom Cidadão concede 5% para quem emitir pelo menos 150 notas fiscais com CPF entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
A fase de pagamento antecipado do IPVA 2025, encerrada em 31 de março, arrecadou R$ 3,3 bilhões, representando 61% da receita prevista para o ano — um aumento de 8,6% em relação a 2024. Mais de 2 milhões de veículos (51% da frota tributável) foram quitados à vista, e 363 mil optaram pelo parcelamento em seis vezes, com crescimento de 14% na comparação anual. Os descontos por antecipação, que variaram de 6% a 1%, somaram uma economia de mais de R$ 270 milhões aos contribuintes, o maior valor já registrado.
Para garantir maior segurança, o acesso aos serviços do IPVA RS agora exige login no gov.br, o mesmo utilizado para o governo federal. Essa mudança visa evitar fraudes e facilitar o acesso às informações, como consulta de valores e geração do QR Code para pagamento. O site e o aplicativo do IPVA estão disponíveis para download na Play Store e App Store, respectivamente, além do acesso via computador com login no gov.br.
Atenção: Antes de realizar o pagamento, confirme os dados do beneficiário, que são: Nome: Ipva Sefaz/RS, CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81, Banco do Estado do RS S.A. A instituição financeira está localizada na Av. Mauá, 1155, Porto Alegre. O governo alerta para golpes e recomenda verificar as informações do destinatário antes de efetuar qualquer transação.