Muitos motoristas brasileiros têm direito à isenção ou redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As regras variam de estado para estado, mas alguns critérios são comuns, como a idade do veículo, a categoria e a condição do proprietário.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Quem tem direito à isenção do IPVA?
- Veículos antigos: Em diversos estados, carros com mais de 15 ou 20 anos de fabricação podem ser isentos.
- Veículos elétricos e híbridos: A fim de incentivar o uso de veículos mais ecológicos, muitos estados oferecem isenção ou redução para carros elétricos e híbridos.
- Pessoas com deficiência (PCD): PCDs têm direito à isenção do IPVA em veículos adaptados para suas necessidades.
- Outras categorias: Táxis, transporte escolar, máquinas agrícolas e veículos de combate a incêndio e salvamento também podem ter direito à isenção, dependendo das regras de cada estado.
No Rio Grande do Sul, ficam isentos aqueles carros a partir de 20 anos de fabricação.
Como consultar as regras em seu estado?
As regras para isenção do IPVA são definidas pelas leis estaduais. Para saber se seu veículo tem direito ao benefício e quais são os documentos necessários, consulte o Detran do seu estado.
Importante: Os critérios para isenção podem mudar a cada ano, por isso é fundamental verificar as informações mais atualizadas no site do Detran.
Benefícios da isenção do IPVA
A isenção do IPVA pode gerar uma economia significativa para o proprietário do veículo. Além disso, incentiva a renovação da frota, a utilização de veículos mais eficientes e a inclusão social de pessoas com deficiência.