Search
[adsforwp-group id="156022"]

IR 2022: ESSE motivo pode fazer você cair na malha fina, como consultar?

Divulgação
Divulgação

No dia 31 de maio, encerrou-se o prazo para declaração de imposto de renda 2022. De acordo com informações da Receita Federal, 2 milhões de contribuintes entregaram a declaração com pendências e têm grandes chances de cair na malha fina. Apesar das inconsistências já encontradas pela Receita Federal, os contribuintes podem regularizar a situação ao corrigir as informações que ficaram incorretas, isto é, nas divergências sobre as finanças.

Como consultar?

A consulta da declaração do Imposto de Renda é um passo importante para que o contribuinte não caia na famosa malha fina e mantenha pendências com ao órgão, pois o dinheiro da restituição fica retido até que os erros sejam corrigidos.

O pagamento da restituição está dividido em cinco lotes. A Receita deve pagar cerca de R$ 24,7 bilhões em restituições aos contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e sem erros. A consulta ao extrato da declaração pode ser feita por meio do portal e-CAC. O contribuinte identifica durante o acesso quais são as pendências. Ali mesmo ele já pode fazer os ajustes, ou seja, o processo é muito prático e independe, logo não é necessário esperar nenhuma intimação por parte da Receita Federal.