Search
[adsforwp-group id="156022"]

Irga encerra capacitação de técnicos das regiões da Zona Sul e Planície Costeira Interna (PCI)

Com o treinamento de 30 técnicos orizícolas e engenheiros agrônomos, nos dias 21, 22 e 23 (terça, quarta e quinta-feira), no município de São Lourenço do Sul, o Instituto Rio Grandense do Arroz encerrou os primeiros encontros do Programa de Capacitação do Corpo Técnico dos Nates/Regionais/Dater. Ministrado pelo consultor Luís Antonio de Leon Valente, o treinamento ocorreu na sede do Sindicato Rural do município e repassou instruções sobre relações interpessoais voltadas à extensão rural e discutiu estratégias de planejamento aos servidores das Coordenadorias Regionais da Zona Sul e Planície Costeira Interna (PCI).

Os 43 municípios atendidos pelas duas Coordenadorias são responsáveis por 29,3% da área plantada na última safra 2014/2015 e por 29, 97% da produção do Estado. Os 12 municípios da Zona Sul plantaram 182.324 hectares (16,2% da área do Estado) e foram responsáveis por uma produção de 1.545.894 toneladas (17,73%) e tiveram uma produtividade média de 8.479 quilos por hectare, a maior do Estado entre as seis regiões arrozeiras.

Já os 31 municípios da Planície Costeira Interna (PCI) semearam uma área de 147. 539 hectares (13,11%) e produziram 1.067.249 toneladas (12,24%) com produtividade média de 7.234 quilos por hectare.

Os servidores que participaram desta última etapa prestam assistência técnica nas cidades gaúchas com lavouras orizícolas da Zona Sul (Arroio Grande, Herval, Pedras Altas, Jaguarão, Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório, Pelotas, Turuçu, Rio Grande, Chuí e Santa Vitória do Palmar) e Planície Costeira Interna (Amaral Ferrador, Arambaré, Camaquã, Cristal, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Arroio dos Ratos, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, Montenegro, Paverama, São Jerônimo, Taquari, Triunfo, Vale Verde, Barra do Ribeiro, Capela Santana, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, Nova Santa Rita, Portão,Sertão Santana, Canguçú, São Lourenço do Sul, Barão do Triunfo, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul e Tapes).

O programa de capacitação foi elaborado pela Diretoria Técnica do Irga, por meio da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), com apoio das duas coordenadorias regionais envolvidas. O objetivo do programa é capacitar os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas tendo em vista as atuais demandas da cadeia produtiva do arroz e ainda levando em conta a renovação do quadro de servidores do Irga, após o concurso de 2013, principalmente no que se refere a informações e acessos a novas tecnologias.

Busca ainda soluções para se atingir melhores resultados na lavoura e ainda traçar diagnósticos para cada município, identificando as necessidades dos produtores rurais locais e seus problemas atuais. O presidente do Irga, Guinter Frantz, acompanhou os trabalhos no terceiro e último dia, nas três etapas. “O foco é o de fazer um Irga melhor, um Irga novo, com tecnologia, treinamento, cursos. E depois levar todo esse conhecimento de volta para o campo, para o produtor rural”, disse aos participantes.