O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, preparou uma programação especial para a 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 21 a 23 de fevereiro, em Restinga Seca. A autarquia irá apresentar os trabalhos nas áreas de pesquisa e de transferência de tecnologia, com o lançamento de uma nova cultivar de soja, unidades demonstrativas de milho em área de arroz e as cultivares de arroz do Irga.
Nesta edição a novidade será a Vitrine Tecnológica de Experimentos com Soja, onde será apresentada a cultivar TEC IRGA 6070RR, desenvolvida por meio de um convênio com a CCGL Tecnologia. Segundo o presidente do Irga, Claudio Pereira, esta é a primeira cultivar de soja adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico e com o uso indicado para a rotação com a cultura de arroz irrigado. O presidente lembra que esta não será a única inovação apresentada, pois também haverá unidades demonstrativas de milho para áreas de arroz. “As parcelas foram cultivadas no sistema de microcamalhão, que visa a melhorar a drenagem do solo e possibilitar a irrigação em casos de estiagem”, afirma Pereira.
Já na Vitrine Tecnológica de Arroz serão expostas as variedades IRGA 424, IRGA 425, IRGA 426, e IRGA 428. De acordo com o gerente da Estação Experimental do Irga, Sérgio Lopes, entre as características das cultivares estão o alto potencial produtivo, resistência ao acabamento, tolerância ao frio, alto perfilamento e excelente qualidade de grãos.
No estande do Irga estarão disponíveis degustações de produtos à base de arroz todas as manhãs. Os pratos serão preparados pela equipe da nutricionista do instituto, Cleusa Amaral. “As degustações incentivam o consumo do cereal mostrando à população as diferentes utilidades do grão”, diz Cleusa.
O ciclo de palestras da abertura da colheita, na quinta-feira (21), às 15 horas, terá o presidente do Irga, Claudio Pereira, falando sobre produção, renda e sustentabilidade nas terras planas do Rio Grande do Sul.
A abertura simbólica ocorrerá no sábado (23), às 11h, e terá a participação do Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.