Search
[adsforwp-group id="156022"]

Já economizou? Técnicas para economizar no ar-condicionado automativo são reveladas

Divulgação
Divulgação

O brasileiro sofre muito com temperaturas médias acima dos 30ºC e o calor de dar inveja naquele cara lá de baixo. É óbvio que com o calor, o aparelho de ar-condicionado é um item de primeira necessidade em automóveis, com a ressalva de que “rouba” parte do desempenho e aumenta significativamente o consumo do carro. De acordo com uma pesquisa da Cesvi Brasil, o “ar gelando” pode aumentar em até 20% o gasto de combústivel do seu veículo. Mas, ao que parece, existem algumas técnicas que você pode utilizar para melhorar essa pocentagem. Confira:

1.  Deixe o ar quente sair do veículo

O recomendado é manter seu carro estacionado em local coberto e protegido dos raios solares. Se você não conseguir isso,  abra as janelas após entrar no veículo e aguarde alguns instantes até que o ar quente acumulado saia da cabine, seja com o veículo parado ou em movimento.

Dessa forma, ao ligar o ar-condicionado, será mais fácil atingir a temperatura pretendida sem gastar tanto combustível.

2 – Use a recirculação, mas com cautela

Após você fazer o passo 1,  feche os vidros e ligue o ar-condicionado com a recirculação ativada para acelerar o resfriamento do ar dentro do local.

Ajustar a temperatura no mínimo e a ventilação no máximo também contribui para o ar gelar mais rapidamente, embora a prática eleve o consumo – em veículos com ar-condicionado automático, o próprio equipamento faz esse ajuste sozinho, mantendo-o até chegar à temperatura pretendida.

Contudo, a recirculação não deve ser acionada durante longos períodos, pois bloqueia a entrada de ar externo e eleva, com o passar do tempo, a concentração de dióxido de carbono no interior do carro.

3 – Vidros abertos? Não ligue o ar

A prática, literalmente, representa desperdício de combustível, sem contar que força sem necessidade o compressor e outros sistemas.

Para funcionar adequadamente, o ar-condicionado deve ser ligado enquanto os vidros estão fechados.

Portanto, vale a pena verificar regularmente as condições das borrachas de vedação das portas e também da calha dos vidros laterais, com o objetivo de evitar entrada de ar quente no habitáculo.

Outra dica que acelera o resfriamento é ajustar as saídas do ar-condicionado em direção ao teto, pois o ar frio, mais denso, tende a se deslocar para baixo.

4 – Evite uso com temperatura mínima por muito tempo

Essa dica vai especialmente para quem se preocupa com o consumo de combustível.

Como dissemos acima, é válido ajustar o equipamento na temperatura mínima e na ventilação máxima, porém apenas para gelar o ambiente de forma mais rápida.

Após atingir o nível de conforto térmico desejado, prefira uma configuração intermediária, que exigirá menos do compressor.

5 – Fique ligado na mauntenção

Para funcionar como foi projetado e não elevar o consumo sem necessidade, o ar-condicionado deve estar com a manutenção em dia.

Substitua o filtro de cabine dentro dos prazos indicados no manual do veículo, pois a respectiva saturação força o compressor e reduz a eficiência do ar-condicionado.

Além da troca do filtro, a higienização de dutos e outros componentes deve ser realizada uma vez por ano, no mínimo, para combater o surgimento de mau cheiro e a proliferação de fungos, bactérias e vírus.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/s_QaGqA3jLc” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>