Jersey terá número recorde de animais na Expointer 2018

Para comemorar os 70 anos de fundação, a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (Acgjrs) levará para a Expointer 2018 um número recorde de animais e também uma programação especial para a feira deste ano, que ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Foram inscritos 149 exemplares da raça Jersey para 41ª Expointer, ante os 37 da edição anterior, números que comprovam o crescimento da raça no estado e no mundo, conforme destaca o presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, Álcio Azambuja de Azambuja.

Publicidade

“A participação recorde é fruto de uma ação desenvolvida pela entidade, mas também reflexo de uma expansão de demanda. Atributos como a qualidade do leite e rentabilidade – aspectos que atendem as necessidades atuais das indústrias – tem feito crescer muito o rebanho de Jersey em vários países tradicionais na produção de leite, e no Brasil não é diferente como observamos aqui no RS e SC”.

Segundo uma projeção da Acgjrs, atualmente a raça Jersey representa mais de 15% do rebanho de gado leiteiro do RS. A diretoria da entidade aposta num crescimento ainda mais expressivo nos próximos anos. Para auxiliar e motivar os criadores, a Acgjrs prepara um grande leilão da raça dentro da programação da Expointer 2018, onde pretende reunir diversas autoridades e entidades da cadeia láctea.

“Além de comemorar os 70 anos da Associação, esse leilão pretende promover a raça e auxiliar o produtor no crescimento da sua atividade. Por isso, vamos levar para pista da Expointer exemplares de qualidade e diferenciados, que ressaltam os principais atributos da raça Jersey. Será um grande evento onde vamos contar com a presença de entidades como Embrapa, Brde, Sicredi, Apil, entre outras”, afirma o diretor de fomentos da Acgjrs, Darcy Bitencourt.

Sobre o crescimento da raça em diferentes países, Bitencourt, que também é pesquisador da Embrapa Clima Temperado e Coordenador do Centro de Recria Bovinos Jersey, explica que o leite de vaca Jersey contém mais gordura, proteína e cálcio na comparação com outras raças. Além disso, são animais que se alimentam a um custo menor e devido a seu menor tamanho corporal, pode-se aumentar a carga animal por hectare.

“São animais mais precoces, acelerando seu ingresso para vida produtiva, que se adaptam a qualquer tipo de sistema. Outro fator determinante para esse crescimento é o leite, que reúne muito mais sólidos oferecendo maior qualidade e rentabilidade, aspectos muito valorizados pelas indústrias lácteas. Com 8 litros de leite de uma vaca Jersey o produtor faz 1 Kg de queijo, enquanto que de outra raça são necessários de 10 a 11 litros”, explica Bitencourt.

Ainda dentro da programação, a Acgjrs realizará o tradicional julgamento do melhor exemplar da raça, além de atividades na Casa do Jersey RS para destacar e promover as vantagens da raça na produção do leite de melhor qualidade. “Divulgar os atributos da raça é o nosso maior compromisso. Assim como a valorização dos animais controlados zootecnicamente através do registro genealógico, controle leiteiro e pontuação”, afirma Bitencourt.

 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Pedidos de reembolso ao INSS passam de 1 milhão

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos

15 minutos ago

Hoje na história: 16 de maio – Ocorre o primeiro Oscar

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

8 horas ago

Advogado do RS suspeito de fraudes envolvendo aposentados e servidores é preso em Mato Grosso do Sul

Daniel Fernando Nardon estava foragido do e foi detido nesta quinta-feira no município de Dourados…

13 horas ago

CMPC impulsiona economia gaúcha com fábrica bilionária em Barra do Ribeiro

Em entrevista, o consultor de Relações Institucionais da CMPC Brasil, Daniel Andriotti, detalhou o projeto…

14 horas ago

Polícia Civil indicia advogado por suspeita de ter movido 8 ações após morte de cliente

Daniel Nardon foi intimado pela Justiça e disse que não tinha conhecimento da morte do…

15 horas ago

CEEE Equatorial informa desligamento para renovação da rede elétrica em Camaquã

Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município

15 horas ago

This website uses cookies.