Search
[adsforwp-group id="156022"]

Jovens precisam buscar especialização profissional, avaliam convidados

img_14314_foto_1.jpg

O tema emprego pautou mais uma edição do Primeira Hora. Nesta quinta-feira (11), o programa matinal da Acústica FM recebeu o empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic), Paulo Pankowski; o diretor do Paradouro Grill, João Pedro Grill; e o representante do Irga em Brasília, José Carlos Pires. Dentro outros temas, os convidados direcionaram suas palavras aos jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Para Pankowski, os empresários buscam profissionais que já tenham conhecimento na área de atuação, para que a resposta no trabalho seja imediata: “O que se nota é que os estudantes não procuram se especializar em nenhuma área”, lamentou. O empresário inclusive indicou que os estudantes busquem por cursos rápidos e até mesmo já tentou ajudar no processo de inserção: “Tentei abrir cursos através do Senai, mas nunca consegui o número mínimo de 12 pessoas”, exemplificou, ao ressaltar a falta de interesse dos profissionais.

De acordo com Pires, o mercado atual exige novos saberes: “A tecnologia mudou o perfil do novo empregado”. Para ele, o “novo mundo” exige uma maior preparação, especialmente no que se refere à informática: “Quem não tiver curso de TI hoje eu não sei onde poderá arrumar emprego”, explicou. No entanto, Pires acredita que os jovens têm grandes oportunidades de especialização: “Temos Senac, Senai, Senar… todos eles com um trabalho espetacular”, destacou.

A mudança do perfil do jovem também foi ressaltada por Grill. O empresário acredita que as pessoas precisam aprender a lidar com uma juventude diferente: “Hoje todo mundo tem celular e as redes sociais, então vem muita informação, é difícil formar valor no jovem”. Para ele, o novo profissional precisa aprender a focar e estabelecer metas. Grill destacou ainda que o aumento de problemas pessoais, inclusive doenças mentais, interferem diretamente no emprego.

Os convidados ainda falaram sobre outros temas relacionados ao emprego. Confira a entrevista na íntegra: