Search
[adsforwp-group id="156022"]

Justiça Eleitoral conclui que não houve violação de urnas em Sentinela do Sul

img_1282_foto_1.jpg

Na tarde de quinta-feira (11), junto ao cartório eleitoral da 084ª Zona da Comarca que compreende as cidades de Tapes, Sentinela do Sul e de Cerro Grande do Sul, foi concluída a audiência envolvendo os partidos políticos que disputaram as eleições de 2012, no último dia (7), para dar cabo de denúncia por parte do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que tinha como candidato, Airton Pedro Stein, como candidato a prefeito, de suposta violação de duas urnas.

Segundo o denunciante, a suposta violação de lacres das urnas eletrônicas, nas seções 28 no centro e 84 no interior, na localidade da Santa Bárbara, afetariam o resultado final do pleito no município, vencido pelo candidato do Partido Progressista (PP), Júlio César Carvalho, da coligação Sentinela Segue em Frente, por 224 votos.

Na presente audiência, foi feita a conferência das referidas urnas, a fim de verificar se as mesmas teriam sido violadas e os lacres rompidos, como acusava o autor da denuncia, do PTB.

A audiência, solicitada pelo juiz eleitoral da região, Rodrigo Kern Faria, atendeu a petição do proponente. Durante a audiência, supervisionada por emissoras de televisão e rádios, conforme o chefe do cartório eleitoral, José Antonio França Pedroso, serviu para dar segurança a população local e tirar toda a espécie de dúvida que pudesse existir a respeito do pleito, no município de Sentinela do Sul.

“O juiz solicitou esta audiência para tirar dúvidas e confirmar que o que a população depositou nas urnas, foi algo legítimo”, afirmou Pedroso. As urnas foram auditadas e periciadas por técnicos do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de Porto Alegre.

O chefe do Cartório disse que os técnicos do TRE, durante a reunião com os partidos, todo o procedimento desde a fabricação ao funcionamento das máquinas, durante uma votação foram explicados.

“Terminamos com a boataria que fora implantado na cidade de Sentinela do Sul”, ressaltou Pedroso. Tirada as dúvidas, confirmou-se, na presença de todos de que as urnas estavam invioladas. O próximo passo, conforme o chefe do cartório eleitoral de Tapes será o julgamento da petição imposta pelo PTB.

“O juiz, agora irá julgar esta petição, pois antes, não era possível em razão da ocorrência da perícia nas urnas. Ficou confirmado, portanto, que não houve nenhuma alteração na votação de Sentinela do Sul. Mostramos, ainda que o Tribunal Eleitoral não se omitiu e fez o seu trabalho”, reafirmou Pedroso.

Ao final, Pedroso destacou que a decisão do juiz, dá tranqüilidade a população e respalda o trabalho das equipes que no dia das eleições, estavam envolvidos no processo.

“Não houve nada de ocorrências que pudesse vir a indeferir o pleito no município”, concluiu. A audiência sobre as urnas de Sentinela do Sul começou por volta do meio-dia e durou cerca de duas horas.