Search
[adsforwp-group id="156022"]

Lançada pedra fundamental da ampliação da Câmara de Vereadores

img_19982_foto_1.jpg

Na tarde desta quinta-feira (27) foi realizado o lançamento da pedra fundamental da ampliação das dependências do Poder Legislativo de Camaquã. A solenidade, que teve início às 16h, ocorreu nas dependências da própria instituição. Os pronunciamentos foram realizados no Plenário e o descerramento da placa ocorreu no pátio.

Presidentes se pronunciam

O vereador Paulinho Bicicletas (PRB), que presidiu a Câmara Municipal no ano de 2017, declarou que “o novo prédio do Legislativo é fruto do Fundo de Reaparelhamento da Câmara de Vereadores (FERCAM)”. Paulinho enfatizou que as novas instalações da instituição são benéficas para toda a comunidade.

O vereador Fabiano Medeiros (PDT), que presidirá o Poder Legislativo camaquense em 2019, disse que foi favorável à criação do Fundo de Reaparelhamento e que dará prosseguimento no projeto do novo prédio, que, segundo ele, “é importante para todos”.

O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Prof. Claiton Silva (PDT), fez um relato das atividades que foram realizadas ao longo de 2018 pela casa. Ele citou cursos ofertados aos servidores, a criação e estruturação da Ouvidoria, a criação do setor de Comunicação Legislativa, a interiorização das sessões ordinárias, a implantação do novo sistema de processo legislativo, o início da manutenção do prédio da Câmara Municipal, a criação e implantação do Programa Vereador Mirim, o início das transmissões e disponibilização do conteúdo das sessões nas mídias digitais.

Após, ele agradeceu a cada um que colaborou durante o seu mandato na presidência do Legislativo e, em especial, fez um agradecimento para a família e a esposa: a professora Denise Jass. Além disso, se emocionou ao dizer “ deixei de lado aquilo que amo, a atividade como professor, para estar presidente da Câmara. Volto e tenho certeza que cumpri a minha missão”. Por fim, Claiton prestou contas e detalhou os dados financeiros da Câmara Municipal no ano. Logo em seguida, foi feito o descerramento da placa da pedra fundamental da ampliação das dependências do Poder Legislativo.

Manutenção e ampliação

Além da ampliação das dependência do Poder Legislativo os prédios atuais passam por manutenção desde o início do mês de dezembro. Após reuniões entre membros do Legislativo e do Executivo, do Conselho de Patrimônio Histórico Municipal, da Promotoria de Justiça especializada de Camaquã e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (IPHAE) se definiu que, primeiramente, o prédio da Câmara Municipal deveria passar por manutenção parcial, o que está sendo realizado.

O arquiteto Carlos Heitor Freitas e o professor Paulo Santana, membros do Conselho de Patrimônio Histórico Municipal, participaram do ato. Além deles, também estiveram presentes representantes de organizações políticas, de entidades empresariais, vereadores, assessores e servidores da instituição.