Muitos investidores iniciantes possuem dúvidas em relação aos diversos tipos de investimento disponíveis hoje, independente de ser em curto, médio ou longo prazo. O investimento que você deve fazer vai depender muito do seu perfil de investidor e de qual é o seu objetivo para o futuro.
Entretanto, caso você procure investimento com baixo risco, sem se preocupar com uma alta rentabilidade, os investimentos em renda fixa são os mais indicados para você. Dentre existe a LCI.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são nada mais nada menos do que títulos de renda fixa de instituições financeiras. O objetivo dos bancos é levantar capital através do LCI para aumentar investimentos no ramo de imóveis.
Diante disso, o LCI funciona como uma espécie de empréstimo, mas, nesse caso, o credor é você, na medida em que o tomador é a instituição financeira. Para recompensar esse empréstimo, o banco promete que vai ressarcir um valor de aplicação somado de juros ao final do prazo do investimento LCI, ou seja, o vencimento da LCI pode variar entre dois meses e dois anos.
Entretanto, é importante ressaltar que caso você, emergencialmente, precise recuperar o dinheiro aplicado antes do prazo de vencimento, você deve negociar o título no mercado. Para investir em LCI, você precisa possuir uma conta corrente em um banco que emita o título.
A LCI é um investimento considerado de baixo risco pois é muito difícil que o banco não pague os rendimentos. Outro motivo para essa consideração é que as LCI também são garantidas pelo FGC, até o teto de R$ 250 mil por pessoa física ou jurídica, por um composto de depósitos e investimentos em cada banco, limitado ao teto de R$ 1 milhão, a cada período de 4 anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
A LCI também é isenta de imposto de renda para pessoas físicas, portanto, o investidor não tem a preocupação tributária após investir algum capital.