A Câmara de Vereadores de Arambaré recebeu nesta terça-feira (03), o Projeto de Lei n° 049/2023. Aprovado no Legislativo, o projeto autoriza a prefeitura repassar recursos recebidos da União para cumprimento da assistência financeira complementar estabelecida pela Emenda Constitucional n. 127, de 22 de dezembro de 2022.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Este repasse é fundamental para garantir o pagamento devido aos dedicados profissionais de Enfermagem. Com esta liberação, o município cumpre as medidas de assistência financeira complementar de que trata a Emenda Constitucional n. 127, de 22 de dezembro de 2022.
Conforme o projeto, cada servidor receberá no limite do que for efetivamente recebido do Ministério da Saúde, conforme informações disponibilizadas no “InvestSUS”.
Emenda Constitucional nº 127
A Emenda Constitucional (EC) 127, viabiliza o pagamento do piso salarial da enfermagem. O texto, que tramitou no Senado na forma da PEC 42/2022, foi aprovado no dia 22 de dezembro de 2022, pelos senadores.
A ferramenta direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para financiar o piso salarial nacional para enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira — no setor público, nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Agência Senado