Search
[adsforwp-group id="156022"]
Temporais no RS

Leite afirma que governo vai abrir licitação para adquirir sistema de meteorologia mais moderno

O coordenador da Defesa Civil citou que o recorte temporal da MetSul e da sala de situação do governo foram distintos e, por isso, apresentaram divergência
Foto: Gustavo Mansur | Secom
Foto: Gustavo Mansur | Secom

O governador Eduardo Leite reiterou, em coletiva nessa sexta-feira (08), que o volume das chuvas que atingiram o Vale do Taquari nesta semana “extrapolou as projeções meteorológicas” no Rio Grande do Sul. Nessa semana, Leite, Eduardo Leite (PSDB), disse à Globonews que os institutos não previram volume de chuva tão atípico. A MetSul rebateu as críticas e citou que havia sinalizado para um cenário sem precedentes e com volumes excepcionais de até 300 mm a 500 mm.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui! 

Leite reconheceu, contudo, a necessidade de reforçar a estrutura de previsões e investimentos na ciência e garantiu que os alertas foram emitidos pelas autoridades. Ao ser questionado pela reportagem da Acústica FM sobre o tema, o chefe do executivo estadual afirmou que o estado pretende abrir um processo de licitação para contar com o um sistema mais moderno de meteorologia

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luciano Boeira, citou que o recorte temporal da MetSul e da sala de situação do governo foram distintos e, por isso, apresentaram divergência.

A ausência de Lula

Durante entrevista coletiva, o  governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também afirmou nessa sexta-feira (08) que iria se abster de comentar a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado atingido pelas fortes chuvas nos últimos dias. Segundo o gaúcho, não lhe interesse qualquer tipo de “conflito político” neste momento.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, visitará neste domingo (10) três cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari. Ele estará em Lajeado, Arroio do Meio e Roca Sales. Alckmin anunciou a liberação, para as prefeituras, de R$ 800 por pessoa desabrigada em cada cidade gaúcha.

 

Tags: Governo, licitação, sistema de meteorologia