Search
[adsforwp-group id="156022"]
Política

Leite afirma que vai participar da campanha de Juliana Brizola caso a candidata chegue ao segundo turno

No entanto, ele ressaltou que é preciso manter cautela em razão da posição de governador na qual que ocupa
Leite apoia Juliana Brizola
Leite apoia Juliana Brizola

Presente na reta final da campanha da candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PDT, Juliana Brizola, o governador Eduardo Leite afirmou, em entrevista coletiva, que vai estar presente na campanha da trabalhista caso ela chegue ao segundo turno. No entanto, ele mantém cautela em relação à frequência de aparições em peças publicitárias na TV e em possíveis eventos públicos.

“Eu sou eleitor em Pelotas, meu voto é lá, mas eu torço pela Juliana. Acho que ela tem toda a condição de oferecer a Porto Alegre uma alternativa que tenha um trânsito entre as diversas correntes políticas num processo de reconstrução da cidade. Isso vai importar muito, e a gente respeita naturalmente, né? Como governador, que o senhor a decisão soberana da população no próximo domingo. A minha participação se dará sempre que for entendido que eu possa, de alguma forma, colaborar, respeitando a minha condição de governador, que naturalmente envolve um cuidado na minha participação nos processos eleitorais, né? Eu tenho uma posição que exige o diálogo com todos, e todos sabem que sempre me preocupei em criar essas condições de estar em condição de dialogar com todos os campos políticos, é vamos.

Que a população vai dizer nas urnas. Torço por ela e meu envolvimento, como eu disse, vai ocorrer diante do que for necessário. Mas eu entendo que o debate é local, um debate sobre a prefeitura. Ele é sobre o interesse do município, sobre as questões do município, nesse caso da capital do estado. As pessoas sabem que, como agente político, a Juliana tem meu apoio, mas elas vão decidir não pelo apoio do governador ou de qualquer outra pessoa, mas pelo que entendem que a cidade deva ter. Qual é o perfil da candidatura que melhor vai atender às necessidades da capital?”

Cidades com segundo turno

O eleitorado gaúcho cresceu apenas 1,04% em relação às eleições de 2022 e um total de 3,08% em relação à última eleição municipal, realizada em 2020. Do total de eleitores aptos, 83,50% possuem dados biométricos coletados na Justiça Eleitoral e poderão votar utilizando a sua biometria.

Entre os municípios com maior número de eleitores estão Porto Alegre, com 1.096.641; Caxias do Sul, com 347.190; Canoas, com 259.593; Pelotas, com 248.634; e Santa Maria, com 209.396. Nessas cidades com mais de 200 mil eleitores, é prevista a possibilidade de segundo turno para o cargo de prefeito, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. O município de Gravataí é o sexto da lista, com 193.870 eleitores, e não terá votação em segundo turno.

Veja os números da última pesquisa Atlas/Intel estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados:

  • Sebastião Melo (MDB): 32,4%
  • Maria do Rosário (PT): 28,9%
  • Juliana Brizola (PDT): 22,7%
  • Felipe Camozzato (Novo): 7,8%
  • Luciano do MLB (UP): 1,9%
  • Fabiana Sanguiné (PSTU): 0,5%
  • Não sabe: 3,7%
  • Brancos e nulos: 2%

Ficha técnica:
A pesquisa, paga pelo próprio instituto, entrevistou 1.191 eleitores entre os dias 24 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-07152/2024.