Search
[adsforwp-group id="156022"]

Leite cobra apoio da bancada federal para conseguir compensação do ICMS

Foto: Maurício Tonetto/Secom
Foto: Maurício Tonetto/Secom

Durante um evento para a entrega de máquinas agrícolas a produtores afetados pela estiagem, o governador Eduardo Leite destacou a importância das parcerias da bancada federal gaúcha com o Estado, principalmente por meio das emendas parlamentares destinadas ao Rio Grande do Sul. No entanto, Leite aproveitou a oportunidade no parque de Exposições Assis Brasil em Esteio para cobrar apoio dos deputados federais gaúchos. O tucano sugeriu uma articulação política pela compensação da perda de arrecadação do Estado com a redução das alíquotas de ICMS dos combustíveis, telecomunicações e energia elétrica. 

“Fizemos muito ao lado da bancada federal gaúcha nos últimos anos. Agora, é muito importante contarmos com a parceria dos deputados para garantir as receitas necessárias à prestação de serviços no Estado e nos municípios”, disse.

Nesta semana, em uma postagem nas redes sociais, Leite disse que vai levar demandas do Rio Grande do Sul para a  o presidente Lula, mas não detalhou quais vão ser as prioridades do Estado apresentadas no encontro. O governador deve cobrar da União a compensação financeira pelas perdas de receita decorrentes da redução do ICMS (— imposto estadual — sobre combustíveis, telecomunicações e energia elétrica) durante uma reunião com a presidência e outros governadores nesta sexta-feira em Brasília. 

Outra questão que tende a ser abordada envolve investimentos em rodovias federais no Estado. Depois da reeleição, Leite já manifestou o desejo de discutir o assunto, com o argumento de que é relevante para a infraestrutura gaúcha. No ano passado, o tucano apresentou à Assembleia uma proposta que previa o investimento de cerca de R$ 500 milhões em rodovias federais com recursos do Tesouro do Estado. Na votação, os deputados rejeitaram a proposta.

Antes,  o governador participará, na quinta-feira (26), às 17h, da reunião do fórum dos governadores. Parte da pauta que será levada ao presidente da República sai deste encontro entre os gestores estaduais.