Search
[adsforwp-group id="156022"]
Política

Eduardo Leite confirma apoio a Melo no 2º turno e diz que respeita Maria do Rosário

No primeiro turno, Leite apoiou Juliana Brizola do PDT 
Leite apoia Melo. Foto: Vitor Rosa / Palácio Piratini
Leite apoia Melo. Foto: Vitor Rosa / Palácio Piratini

Em entrevista coletiva no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite do PSDB confirmou que vai apoiar Sebastião Melo do MDB na eleição do segundo turno em Porto Alegre. Segundo Leite, embora respeite a trajetória de Maria do Rosário como deputada, o programa de governo de Melo é mais próximo do que defendem os tucanos

 “O prefeito Melo participa do MDB, um partido que participa da nossa base aliada, partido do nosso vice-governador (Gabriel Souza), com quem temos mais aproximação do ponto de vista programático. A aproximação programática é naturalmente com o prefeito Melo. O PSDB tem sua instância municipal, deverá encaminhar seu apoio a Sebastião Melo. Então é isso. Naturalmente isso nos aproxima da candidatura de Sebastião Melo . Todos os dois candidatos me procuraram. Eu faço parte de um grupo político, eu tenho uma impressão pessoal, mas converso com o grupo, com quem está no nosso entorno. A deputada Maria do Rosário tem, da minha parte, muito respeito, pelo trabalho dela, pela sua pauta de ação”. Ela conversou comigo uma conversa muito leal, e, se o povo de Porto Alegre decidir elegê-la, trabalharei conjuntamente com ela.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Ainda na entrevista, Leite evitou dizer como deve participar da campanha de Sebastião Melo ao segundo turno da eleição em Porto Alegre

“Não discutimos nada disso. Minha participação vai ser feita a partir desse momento (após decisão da executiva municipal). O MDB está na nossa base aliada, partido do nosso vice-governador, é com quem temos mais aproximação do ponto de vista programático. Mas gostaria de ressaltar respeito à Maria do Rosário (PT). Se for eleita trabalharei com ela em perfeitas condições”, afirmou em entrevista.

Mais cedo,  a executiva municipal do PSDB decidiu por aclamação o apoio a Melo. Os tucanos estavam coligados com Juliana Brizola do PDT no primeiro turno, no entanto algumas divergências ficaram expostas nesta fase do pleito, principalmente quando a trabalhista disparou críticas contra o ex-prefeito tucano, Nelson Marchezan Júnior, o que causou indignação de alguns candidatos a vereador.

Ao final da reunião que ocorreu online, Melo e o presidente do PSDB em Porto Alegre comemoraram a união das siglas. Nesta quarta-feira, foi Barboza quem foi ao encontro de Melo.

“O PSDB se reuniu hoje, discutimos e todos deixaram muito claro a vontade de estar neste projeto, que tem muitos pontos que convergem. A parceria entre PSDB e MDB é histórica”, afirmou o dirigente.

 

Um dia antes, Leite, Melo, Gabriel Souza (emedebista vice-governador), Vilmar Zanchin (presidente estadual do MDB), Artur Lemos Júnior (presidente estadual da federação PSDB-Cidadania e chefe da Casa Civil), Moisés Barboza (presidente municipal tucano) se reuniram a portas fechadas.

Segundo Melo e Gabriel, a reunião foi para articular sobre a eleição de Porto Alegre. Não foram feitas imagens do encontro nem de Leite ao lado de Melo. O governador tampouco concedeu entrevistas após.

 

Melo não apoiou Leite em 2022

Em 2022, quando Leite concorreu contra Onyx Lorenzoni (PL) ao governo do Estado, não contou com o apoio de Sebastião Melo (MDB). À época, o prefeito de Porto Alegre apoiou o candidato de Bolsonaro no Rio Grande do Sul. 

Maria do Rosário do PT, por sua vez, disse que votou em Leite naquele momento — uma vez que o então candidato petista Edegar Pretto não chegou ao segundo turno daquele pleito. 

 

Horário Eleitoral 

As emissoras de rádio e televisão das cinco cidades gaúchas onde haverá segundo turno (Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria) recomeçam dia 11 a divulgação das propostas dos candidatos a prefeito que disputarão o segundo turno no dia 27 de outubro.

Nas rádios, haverá inserções das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min; nas televisões, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min (em ambos os meios não haverá veiculações aos domingos).

 

A distribuição das inserções foi definida, em reunião com partidos políticos e emissoras de rádio e TV, resultando num plano de mídia

 

  • Audiência Pública da Propaganda de Rua em Porto Alegre

A propaganda de rua já recomeçou no dia 7 de outubro, segunda-feira, logo após o primeiro turno.

Para definir o cronograma de utilização dos espaços públicos da capital para campanha dos dois partidos políticos que disputam o segundo turno, foi realizada uma Audiência Pública nesta quarta-feira (9), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS.

Em Porto Alegre, a responsabilidade da propaganda de rua está a cargo da 113ª Zona Eleitoral – 113ª ZE.

Na oportunidade, a juíza da 113ª ZE, Patrícia Hochheim Thomé, destacou o alto nível da campanha no primeiro turno, frisando aspectos a serem observados no segundo turno.

O chefe de cartório da 113ª ZE, André Luiz dos Santos Ramos Filho, conduziu o sorteio público dos espaços para propaganda, dando igual oportunidade aos dois partidos de exporem suas ideias ao eleitor portoalegrense.

Também estiveram presentes o promotor eleitoral do Ministério Público Estadual, Benhur Biancon Junior; a representante da Brigada Militar, Capitã Sascha Christina Ahmad; e ainda representantes das coligações que concorrem à prefeitura de Porto Alegre.

Todas as condutas para a propaganda de rua podem ser consultadas no Guia da Propaganda Eleitoral Pode x Não Pode, disponibilizado para acesso no site do TRE-RS.