Search

Levantamento aponta mais de dez mil idosos em Camaquã

Um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, aponta que Camaquã atualmente possui cerca de 10,8 mil idosos cadastrados. O quantitativo foi divulgado, no momento em que a secretaria promete a destinação de R$ 200 mil, para ser utilizado no combate ao coronavírus no município.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), orienta que pessoas com mais de 60 anos, redobrem os cuidados, principalmente se tiverem diabetes, hipertensão ou problemas respiratórios, cardiológicos, renais ou neurológicos, além de indivíduos em tratamento de câncer ou que estejam com a imunidade comprometida, bem como todos aqueles com mais de 80 anos ou que tenham sinais de fragilidade. Caso um idoso tenha sintomas suspeitos, o conselho é que não corra para um pronto-socorro. No cenário ideal, o atendimento deve ser feito em domicílio, o que evita a exposição nos serviços de saúde. 

Com relação aos valores destinados ao município de Camaquã, são referentes a uma parcela do valor que o Ministério da Saúde disponibilizou ao Estado para o enfrentamento da epidemia. A divisão dos recursos foi pactuada em Comissão Intergestora Bipartite (CIB), instância da Secretaria da Saúde para tomada de decisões em conjunto com gestores municipais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os recursos serão destinados a clínicas de triagem, exames e procedimentos ambulatoriais e hospitalares, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos e contratação de novos profissionais. Os valores serão repassados diretamente do Fundo Nacional de Saúde para os municípios.