Desde o anúncio da medida, que justificou a celebração de empréstimos consignados pelos beneficiários do Auxílio Brasil, o assunto ganhou força. Com esse tipo de empréstimo, o valor da parcela é descontado diretamente do contracheque do contratante, neste caso do benefício.
A notícia gerou muita polêmica, especialmente depois que os maiores bancos do país se recusaram a seguir o exemplo. Apesar disso, o governo federal parece empenhado em fazer os empréstimos funcionarem.
Quando isso será lançado?
Em entrevista recente, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, sinalizou que o recrutamento deve começar nos próximos dias. Considerando a previsão anunciada pelo ministro, é possível que os empréstimos consignados para o Auxílio Brasil comecem nesta semana, 1º de setembro.
“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem (setembro) seja tudo regulamentado”, declarou.
De acordo com o gestor, cerca de 17 instituições financeiras já foram autorizadas a operar a modalidade, demonstrando o interesse dos mercados em conceder empréstimos com franquia a esse público.
Caixa Econômica Federal, Banco Pan, Banco Safra, BMG, Daycoval e Facta Financeira são algumas das empresas que já confirmaram participação na modalidade. A Agi já oferece empréstimos com franquia para beneficiários do INSS e agora está oferecendo aos beneficiários do Auxílio Brasil, anunciou o banco.